O candidato às eleições presidenciais Donald Trump anunciou que não comparecerá a um debate agendado para setembro com a vice-presidente, possível oponente, Kamala Harris, que seria transmitido pela ABC.
Em vez disso, Trump expressou seu desejo de participar de um debate na rede Fox News, o que torna cada vez mais improvável que os candidatos se enfrentem antes das eleições presidenciais de novembro.
Em uma série de postagens em sua rede social Truth Social na noite de sexta-feira (2), o ex-presidente e candidato republicano afirmou que o acordo para o debate de 10 de setembro na ABC foi cancelado, alegando que ele não enfrentará o presidente democrata Joe Biden, que encerrou sua candidatura à reeleição no mês passado após uma atuação desastrosa em seu primeiro debate.
Trump anunciou que participará de um evento na Fox News em 4 de setembro, na Pensilvânia, com condições que ele afirma serem “semelhantes” às do debate anteriormente previsto com Biden, mas com uma plateia presente em vez de um estúdio vazio.
O candidato republicano indicou que, se Kamala Harris, a provável candidata democrata, não aceitar a nova data e emissora, ele realizará uma importante assembleia com a Fox News.
Em resposta, Michael Tyler, porta-voz de Harris, acusou Trump de estar “desesperado e tentando se esquivar do debate previamente acordado, correndo para a Fox News para evitar a confrontação”.
Kamala Harris mantém compromisso com ABC
Ainda não está claro se a ABC substituirá o evento programado para 10 de setembro por uma entrevista com Kamala Harris na ausência de Trump. Michael Tyler afirmou que Harris está determinada a manter o compromisso e que comparecerá ao evento “de qualquer maneira, para aproveitar a chance de se dirigir a uma audiência nacional em horário nobre.”
Em uma postagem adicional na Truth Social no sábado à tarde, Trump afirmou sobre Kamala Harris: “Eu a encontrarei no dia 4 de setembro, ou não a encontrarei de forma alguma.”
Trump tem demonstrado relutância em debater com Harris desde que ela entrou na corrida presidencial. Embora tenha manifestado anteriormente a intenção de participar dos debates, ele recentemente comentou à Fox News que acredita que os americanos “já conhecem o suficiente” sobre ambos os candidatos. Harris, por sua vez, pressionou Trump a cumprir o compromisso assumido quando Biden estava na disputa, desafiando-o a “falar isso na minha frente” em resposta às críticas de Trump.
Em suas postagens na Truth Social, Trump também levantou a questão do “conflito de interesse” da ABC News em relação ao debate, mencionando um processo movido contra a emissora em março após o apresentador George Stephanopoulos alegar que Trump havia sido “responsável por estupro”.
Um júri de Nova York considerou Trump responsável por assédio sexual contra a colunista E. Jean Carroll, mas rejeitou a alegação de estupro.