Na reta final da temporada de resultados do segundo trimestre de 2024 (2T24), mais de 120 empresas listadas na B3 divulgarão suas informações financeiras nesta semana. A safra de balanços será concluída na próxima quarta-feira (14).
Na segunda-feira anterior, os principais destaques serão os resultados da Azul (AZUL4), CSN (CSNA3) e CSN Mineração (CMIN3). Além dessas, o Grupo Natura (NTCO3) e a Itausa (ITSA4) também divulgarão seus resultados.
Ainda no cenário doméstico, a semana começa com a divulgação do Boletim Focus, que traz as atualizações das projeções dos economistas de mercado para a inflação e a taxa de juros, especialmente após o Banco Central ter sinalizado a possibilidade de aumentar a Selic, se necessário.
Entre os indicadores econômicos, as vendas no varejo de junho e o volume de serviços prestados serão monitorados de perto, em meio a sinais de uma possível recuperação da atividade econômica no País.
Lá fora, o que terá na semana?
Após uma semana de alta volatilidade nas bolsas globais, os investidores estarão atentos aos indicadores macroeconômicos que serão divulgados na próxima semana. Eles esperam obter novas pistas sobre a magnitude de um possível corte nas taxas de juros diretoras pela Reserva Federal dos EUA no mês que vem.
Os dados de inflação dos Estados Unidos para julho serão o foco principal. O índice de preços ao consumidor será divulgado na quarta-feira, com os economistas projetando uma taxa estável de 3,0% em termos anuais, enquanto a inflação “core” deve recuar para 3,2%, frente aos 3,3% do mês anterior.
Além disso, são esperados os dados finais de inflação de outros países: Portugal na segunda-feira (12), Espanha na terça-feira (13), e Reino Unido e França na quarta-feira (14).