Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa sobe a quase 1%; dólar recua

Os investidores estão avaliando os resultados das empresas listadas

Foto: Canva
Foto: Canva

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, B3, opera em alta, estendendo ganhos do início do pregão desta quinta-feira (15). 

Por volta das 13h02 (horários de brasília) o marcador apresenta avanço de 0,77%, aos 134.344 pontos.

O dólar comercial segue o sentido oposto do índice, ao passo em que apresentava um recuo de 0,22%, aos R$ 5,45.

Após a divulgação de dados econômicos dos EUA que superaram as expectativas, o dólar comercial alterou sua trajetória e passou a registrar queda. Simultaneamente, os juros futuros se distanciaram dos picos observados anteriormente.

De acordo com um operador de câmbio, embora os dados dos EUA possam reduzir a probabilidade de um corte mais agressivo nas taxas de juros, não eliminam a possibilidade de flexibilização pelo Fed (Federal Reserve). O cenário tende a beneficiar moedas de mercados emergentes, como o real. 

Ibovespa tem leve alta repercutindo dados dos EUA

O Ibovespa inicia o dia com leve alta, impulsionado pela elevação nos juros futuros. Os investidores estão avaliando os resultados das empresas listadas, além dos dados de seguro-desemprego e vendas no varejo nos EUA, que indicam uma economia americana resiliente.

A valorização das ações preferenciais da Petrobras contribui para o avanço do índice, que sobe 1,06%. O setor bancário também favorece o desempenho do Ibovespa, com Itaú PN (+0,52%), Bradesco PN (+0,73%) e BTG units (+2,17%) registrando ganhos.

No entanto, as ações de empresas voltadas para a economia doméstica, como Assaí e Petz, enfrentam perdas, recuando 2,72% e 6,02%, respectivamente.

EUA

Os principais índices das bolsas de Nova York iniciaram o pregão desta quarta-feira (15) com ganhos em torno de 1%, impulsionados pela alta de 1% nas vendas no varejo em julho, em comparação a junho, e pela queda nos pedidos de seguro-desemprego nos EUA, que reduziram os temores de uma recessão econômica no país.

Mesmo a perspectiva de um ciclo de cortes de juros menos agressivo pelo Fed (Federal Reserve) não diminuiu o interesse dos investidores por ações nesta manhã.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones: +1,20%

S&P 500: +1,38%

Nasdaq: +2,10%