Falhas específicas em sistemas do BTG Pactual resultaram no vazamento de dados pessoais associados a chaves Pix, conforme comunicado do Banco Central (BC)
Em nota, o BTG Pactual diz, que “identificou consultas pontuais, a partir da utilização de números de CPFs obtidos fora do sistema do banco”.
O incidente de segurança, ocorrido entre 23 de julho e 5 de agosto, afetou 8.032 chaves Pix, de acordo com a autoridade monetária
De acordo com o BC, dados sensíveis, como senhas, informações sobre movimentações financeiras, saldos ou dados protegidos por sigilo bancário, não foram divulgados.
Sobre o incidente, o BC destacou que foram tomadas as “providências necessárias a apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente”.
A autoridade monetária informou que os indivíduos cujos dados cadastrais foram comprometidos no incidente serão notificados exclusivamente através do aplicativo ou do internet banking de sua instituição financeira.
De acordo com o BC, foram registrados pelo menos 13 incidentes de vazamento de chaves desde a implementação do sistema de pagamentos instantâneos.