A Rumo (RAIL3) revisou, nesta segunda-feira (26), sua previsão de investimentos para a primeira fase da Ferrovia do Mato Grosso, agora estimando um valor entre R$ 3,8 bilhões e R$ 4,3 bilhões, conforme comunicado ao mercado.
Essa nova projeção, válida para o período entre julho e dezembro de 2026, leva em conta a adição de R$ 500 milhões destinados à construção de um terminal adicional que não fazia parte da estimativa anterior.
Além disso, a empresa excluiu os desembolsos realizados até junho e atualizou suas premissas de construção e econômicas.
Na previsão inicial anunciada em novembro de 2022, a Rumo tinha planejado alocar de R$ 4 bilhões a R$ 4,5 bilhões em investimentos ao longo do período de 2023 a 2025.
“O retorno estimado para o investimento permanece atrativo e em linha com o esperado pela Rumo para esse projeto”, afirma a empresa, destacando que a Ferrovia do Mato Grosso é um projeto transformacional para a Rumo.
Rumo (RAIL3) atualiza projeções após prejuízo de R$ 1,74 bi
A transportadora logística Rumo (RAIL3) reportou um prejuízo de R$ 1,74 bilhão no segundo trimestre de 2024, revertendo o lucro de R$ 167 milhões registrado um ano antes. As informações foram divulgadas pela companhia na noite desta quarta-feira (14).
Em paralelo às perdas do trimestre, a Rumo (RAIL3) atualizou suas projeções para 2024 e agora prevê um capex (investimentos) entre R$ 5,4 bilhões e R$ 5,7 bilhões neste ano. Além disso, a organização projeta um volume transportado entre 80 bilhões e 82 bilhões de TKU.
A companhia registrou um Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) negativo de R$ 264 milhões nos três meses encerrados em junho. No mesmo período, um ano antes, o Ebitda foi positivo em R$ 1,45 bilhão.
Em sua atualização de guidance (projeção), de acordo com o “InfoMoney”, a companhia projetou um Ebitda ajustado entre R$ 7,6 bilhões e R$ 7,9 bilhões no ano.