Os índices futuros dos EUA estão em alta nesta terça-feira (27) após o Dow Jones ter alcançado um novo recorde de fechamento no dia anterior, enquanto o S&P 500 e o Nasdaq fecharam em queda devido à pressão sobre as ações do setor de tecnologia.
Enquanto buscam mais clareza sobre a demanda por inteligência artificial (AI), o principal motor dos ganhos deste ano, os investidores estão atentos aos resultados financeiros da Nvidia (NVDA), que serão divulgados na quarta-feira (28). As ações da empresa recuaram 2,3% na sessão de ontem.
Além disso, os investidores estarão de olho nos resultados trimestrais da varejista Nordstrom.
EUA
Os dados de inflação dos EUA a serem divulgados nesta semana podem fortalecer a expectativa de que os cortes nas taxas de juros estão próximos.
Economistas projetam que o índice de preços de gastos com consumo pessoal, excluindo alimentos e energia — a métrica preferida do Fed para avaliar a inflação subjacente — aumentará 0,2% em julho pelo segundo mês consecutivo, elevando a taxa anualizada de três meses da chamada inflação básica para 2,1%, ligeiramente acima da meta de 2% do banco central.
Cotação dos índices futuros dos EUA:
Dow Jones Futuro: +0,09%
S&P 500 Futuro: +0,14%
Nasdaq Futuro: +0,26%
Bolsas asiáticas
As bolsas asiáticas encerraram majoritariamente em queda, com os investidores analisando os lucros industriais da China e acompanhando o recuo dos principais índices em Wall Street.
Os lucros industriais da China registraram um aumento de 3,6% entre janeiro e julho em comparação com o mesmo período do ano anterior, ligeiramente acima do crescimento de 3,5% observado entre janeiro e junho.
Shanghai SE (China), -0,24%
Nikkei (Japão): +0,47%
Hang Seng Index (Hong Kong): +0,43%
Kospi (Coreia do Sul): -0,32%
ASX 200 (Austrália): -0,16%
Bolsas europeias
Na Europa, as bolsas operam em alta, com as bolsas de Londres retomando as atividades após o feriado de segunda-feira (27).
Em termos de indicadores econômicos, o produto interno bruto (PIB) da Alemanha contraiu 0,1% no segundo trimestre, conforme apontado na leitura preliminar divulgada em julho.
FTSE 100 (Reino Unido): +0,57%
DAX (Alemanha): +0,38%
CAC 40 (França): +0,41%
FTSE MIB (Itália): +0,44%
STOXX 600: +0,32%
Ibovespa: relembre a véspera
O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão desta segunda-feira (26) com alta de 0,94%, aos 136.888,71 pontos. O dólar comercial subiu 0,23%, a R$ 5,49.
O Ibovespa seguiu acelerando o ritmo de crescimento ao passo que seus papéis de maior peso, Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3), avançaram em conjunto com suas respectivas commodities. Além disso, declarações de Gabriel Galípolo, um dos diretores do BC (Banco Central), também ocuparam os holofotes da sessão.
Radar corporativo
A Petrobras (PETR4) está na procura por negócios de gás de xisto na Argentina, um movimento que integra seu plano para aumentar o fornecimento de combustível e estimular o crescimento industrial, segundo apuração da “Bloomberg”.
Além disso, após o alerta da PDD Holdings, varejista chinesa proprietária da Temu – plataforma de e-commerce – de que o crescimento da receita diminuirá inevitavelmente, as ações da empresa tiveram a maior queda desde 2022.
Agenda do dia
Indicadores
▪️ 03h00 – Alemanha/Destatis: PIB do 2TRI final
▪️ 03h00 – Alemanha/GfK: índice de confiança do consumidor de setembro
▪️ 05h00 – Fipe: IPC/3ª quadrissemana de agosto
▪️ 08h00 – FGV: INCC-M e Sondagem da construção de agosto
▪️ 09h00 – IBGE: IPCA-15 de agosto
▪️ 11h00 – EUA/Conference Board: índice de confiança do consumidor de agosto
Eventos
▪️ 18h15 – Haddad participa de evento do Banco Santander