Durante o primeiro painel de discussão da Expert XP 2024, intitulado “Política monetária, mercados financeiros e regulação digital no Brasil”, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, defendeu que um mercado de capitais mais profundo contribui para a política monetária.
O questionamento foi feito por Caio Megale, economista chefe da XP. Também compunham o quadro de participantes João Pedro Nascimento, presidente da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), e Fabrício Almeida, sócio e diretor jurídico e de compliance da XP.
Campos Neto pontuou que o tema gera “opiniões mistas”, mas reforçou a ideia de que a profundidade do mercado de capitais melhora a potência do canal de transmissão da política monetária.
“Eu sou da visão de que o mercado de capitais mais profundo contribui e muito para a política monetária em geral, porque é um veículo onde você consegue alocar recursos de forma mais eficiente”, destacou o presidente da autarquia.
Campos Neto chamou atenção ainda para um tema “muito relevante no mercado de capitais”, a democratização do acesso à intermediação financeira.
“Quando as empresas maiores e as médias conseguem ir diretamente ao mercado de capital, o banco pega este espaço do balanço e passa a alocar para outras atividades, como pequenas empresas, imobiliária, agrícola e micro crédito. O mercado de capitais é um grande instrumento não só de alocação eficiente na economia como democratizante”, afirmou o presidente do BC.
Expert XP 2024: ‘Essa vai ser a maior da história’, diz CEO da XP
Foi dada a largada! O CEO da XP Inc., Thiago Maffra, junto com o Presidente Executivo do Conselho de Administração da XP Inc, Guilherme Benchimol, realizaram a abertura da Expert XP 2024, na manhã desta sexta-feira (30), o maior festival sobre investimentos do mundo.
Na ocasião, Maffra exaltou sua satisfação da amplitude do evento a cada edição. “É realmente um motivo de muito orgulho ver a feira cada ano maior, cada ano melhor, e essa vai ser a maior da história”, afirmou Maffra.
A 14ª edição do evento reune mais de 50 mil pessoas envolvidas no ecossistema do mercado financeiro, misturando investidores, assessores e especialistas imersos no universo do investimento. Os dois dias de evento, deve somar cerca de 105 horas de conteúdo, com 300 palestrantes e grandes nomes do mercado.
“Então é um orgulho enorme hoje de poder estar fazendo a maior feira, o maior festival de investimentos do mundo. É isso mesmo, turma. A XP é o maior do mundo”, exaltou o executivo.