Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa apaga perdas em meio a falas de Campos Neto; dólar sobe

O índice é influenciado pelo aumento da preocupação com o risco fiscal no Brasil e após declarações do presidente do BC

Foto: Canva Pro
Foto: Canva Pro

O Ibovespa, principal índice da mercado financeiro nacional, opera em ritmo de quedas, apesar de apagar as perdas do dia, com o mercado estando atento às falas do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Por volta das 13h34 (horário de Brasília) o marcador apresentava um recuo de 0,26%, aos 135.694 pontos.

Já o dólar comercial seguia o sentido contrário do índice ao passo que subia 0,29%, cotado a R$ 5,63.

Ibovespa recua em meio à alta de juros longos

Nesta sexta-feira (30), o Ibovespa registra queda, influenciado pelo aumento da preocupação com o risco fiscal no Brasil e após declarações do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, durante um evento da XP Investimentos em São Paulo.

Campos Neto buscou acalmar as expectativas em torno da curva de juros, sugerindo que, caso ocorra um novo ciclo de aperto monetário, ele seria de forma gradual.

Como resultado, a bolsa brasileira inicialmente reduziu o ritmo de queda em resposta ao discurso, mas voltou a cair em seguida, acompanhando a alta dos juros de longo prazo.

EUA

As principais bolsas de Nova York operam em alta nesta sexta-feira, impulsionadas pela divulgação dos dados de inflação do índice de preços de gastos com consumo (PCE) de julho, o indicador inflacionário preferido do Federal Reserve (Fed), que vieram em linha com as expectativas do mercado.

Divulgado mais cedo, o PCE registrou um aumento de 0,2% em julho na comparação mensal, assim como seu núcleo, ambos alinhados com as projeções dos economistas consultados pelo The Wall Street Journal.

Na comparação anual, o PCE subiu 2,5%, também conforme esperado, enquanto o núcleo do índice teve um crescimento de 2,6%, ligeiramente abaixo da previsão de 2,7%.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: -0,43%

S&P 500: -0,12%

Nasdaq: +0,10%