Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa sobe com política monetária dos EUA no foco; dólar cai

O índice acelerou a alta do início do pregão desta quarta (4), após a divulgação dos dados de emprego dos EUA

Ibovespa
Foto: Freepik

Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, acelerou a alta do início do pregão desta quarta-feira (4), após a divulgação dos dados de emprego dos EUA indicarem e falas do ministro da Fazenda Fernando Haddad.

Por volta das 13h (horário de Brasília) o marcador apresentou um crescimento forte de 1,70%, aos 136.637 pontos.

dólar comercial seguia no sentido contrário do índice, ao passo que se reduzia 0,11%, cotado a R$ 5,63.

Ibovespa avança enquanto investidores analisam Jolts

O Ibovespa opera em forte alta nesta quarta-feira (4), com o mercado analisando os dados do relatório Jolts, referentes ao número de postos de trabalho abertos no país. Em julho, os EUA abriram 7,673 milhões ante 7,910 milhões em junho – ou seja, houve recuo.

O resultado ficou abaixo do esperado pelo consenso LSEG de analistas, que estimava a criação de 8,1 milhões de vagas no mês.

Em seu último discurso, quando cravou que o Fed (Federal Reserve) cortaria os juros em breve, Jerome Powell disse que seria improvável que o mercado de trabalho fosse uma fonte de pressões inflacionárias elevadas tão cedo. “Não buscamos ou damos as boas-vindas a mais esfriamento nas condições do mercado de trabalho”, afirmou.

O presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, afirmou nesta quarta (4) que o BC dos EUA não deveria esperar que a inflação caia para 2% para iniciar os cortes de juros.

Bostic disse que ainda não está preparado para declarar vitória sobre a inflação mas, ao mesmo tempo, a politica monetária não deveria ser deixada em território restritivo por muito tempo.

“Acredito que não devemos esperar até que a inflação caia para 2% para começar a remover a restrição porque isso iria colocar em risco o mercado de trabalho o que infligiria impactos e sofrimento desnecessário”, disse.

EUA

As principais bolsas dos EUA operam de forma mista na manhã desta quarta-feira (4).

Cotação dos índices:

Dow Jones: +0,12%

S&P 500: -0,02%

Nasdaq: -0,04%