Pré-mercado

Café com BPM: bolsas sobem em início de semana com 'Super Quarta'

Nos EUA, é amplamente antecipado que possa ocorrer o primeiro corte nas taxas desde o início do ciclo de aumento em março de 2022

Foto: Canva Pro
Foto: Canva Pro

As bolsas globais apresentam ritmo de alta no pré-mercado desta segunda-feira (16), com a expectativa de um possível corte nas taxas de juros pelo Fed (Federal Reserve) impulsionando o mercado.

O Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) do Fed se reunirá nesta terça e quarta-feira, e é amplamente antecipado que possa ocorrer o primeiro corte nas taxas desde o início do ciclo de aumento em março de 2022.

De acordo com a ferramenta CME FedWatch, aproximadamente 56% dos investidores esperam uma redução de 25 pontos-base, enquanto 44% preveem um corte mais significativo de 50 pontos-base.

Além disso, os investidores estão avaliando as consequências de um novo incidente envolvendo o ex-presidente Donald Trump.

No último domingo, em West Palm Beach, Flórida, uma equipe do Serviço Secreto disparou contra um homem armado em um campo de golfe.

EUA

Os investidores estarão de olho nos dados de vendas no varejo de agosto, que serão divulgados na terça-feira (17), além dos resultados financeiros da General Mills, FedEx e da construtora Lennar.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: +0,13%

S&P 500 Futuro: +0,09%

Nasdaq Futuro: +0,02%

Bolsas asiáticas

Na região Ásia-Pacífico, os mercados encerraram o dia em alta, com os investidores absorvendo uma série de indicadores econômicos desapontadores da China e aguardando a decisão de política monetária do Federal Reserve.

No fim de semana, a China divulgou dados preocupantes, incluindo uma produção industrial de agosto, vendas no varejo e índices de investimento que ficaram abaixo das expectativas.

A taxa de desemprego urbano atingiu o maior nível em seis meses, e os preços dos imóveis caíram no ritmo mais rápido dos últimos nove anos.

Os mercados na China continental e na Coreia do Sul estavam fechados devido ao festival do meio do outono, enquanto o Japão também estava em recesso por conta do Dia do Respeito aos Idosos.

Shanghai SE (China), fechado por feriado

Nikkei (Japão): fechado por feriado

Hang Seng Index (Hong Kong): +0,31%

Kospi (Coreia do Sul): fechado por feriado

ASX 200 (Austrália): +0,27%

Bolsas europeias

Na Europa, os mercados operam de forma mista, com investidores se preparando para uma semana marcada por importantes decisões sobre taxas de juros, tanto do Federal Reserve dos EUA quanto do Banco da Inglaterra (BoE).

O BoE se reunirá na quinta-feira para discutir sua política monetária, e os mercados estão divididos quanto à possibilidade de um segundo corte nas taxas em dois meses.

FTSE 100 (Reino Unido): +0,05%

DAX (Alemanha): -0,21%

CAC 40 (França): +0,17%

FTSE MIB (Itália): +0,43%

STOXX 600: +0,06%

Agenda do dia

Indicadores
▪️ 08h00 – FGV: Segunda prévia do IPC-S
▪️ 08h25 – BC divulga relatório Focus
▪️ 09h30 – EUA: Atividade industrial Empire State de setembro
▪️ 15h00 – Secex: Balança comercial semanal

Eventos
▪️ 16h30 – Lula lança cartão de crédito e débito para MEI
▪️ 19h30 – Haddad participa de evento organizado pelo jornal Valor