O apresentador José Luiz Datena (PSDB), candidato à prefeitura de São Paulo, disse que “não se arrepende” de agressão a Pablo Marçal (PRTB) durante debate promovido pela TV Cultura, na noite de domingo (15). O tucano foi expulso após partir para cima do opositor e acertá-lo com uma cadeira.
Segundo Datena, as acusações de assédio sexual proferidas por Marçal afetaram gravemente a sua família, em especial a sua sogra, que faleceu após três AVCs devido ao estresse.
“Tive que responder por uma coisa que eu não devia, não devo, e que eu não cometi, jamais cometi, uma barbaridade dessa contra a mulher, em momento nenhum e jamais cometeria. Eu dou minha palavra de honra. A partir do momento que eu me senti agredido ali, eu vi a figura da minha sogra, que, repito, morreu por causa disso, e infelizmente eu perdi a cabeça. Não devia ter perdido? Acredito que não”, comentou Datena em entrevista a jornalistas.
Segundo Datena, Marçal entrou em contato por mensagem na sexta-feira (13) e pediu “perdão pelas acusações antigas” e afirmou que eles estavam se comportando como “animais expostos ao zoológico”.
Questionado sobre a continuidade na corrida eleitoral, Datena afirmou que não pretende deixar a disputa. “Pretendo me manter candidato até o fim. Essa pergunta eu não disse que ia mais responder, mas depende do partido, depende de todo mundo”, destacou.
“Espero que os níveis democráticos que não foram respeitados até agora sejam resgatados”, completou o comunicador.
Entenda a agressão
A agressão ocorreu após Pablo Marçal fazer uma pergunta para Datena. O candidato do PRTB questionou ao apresentador quando ele pararia com “palhaçada”.
Datena respondeu dizendo que seu adversário estava fazendo acusações e calúnias contra ele. O apresentador então chamou Marçal de “bandidinho”.
Na réplica, Marçal disse que Datena não sabia o que estava fazendo no debate e o chamou de “arregão”.
O ex-coach afirmou que Datena queria agredi-lo no debate da TV Gazeta, em 8 de setembro, mas que o candidato do PSDB “não é homem nem para fazer isso”.
Na sequência, Datena aparece na imagem agredindo Pablo Marçal com uma cadeira.
O debate foi interrompido e o moderador, Leão Serva, anunciou em seguida que Datena havia sido expulso por causa da agressão física.
Ainda segundo Leão Serva, Marçal disse que estava se sentindo mal e abandonou o debate para buscar atendimento de saúde. O candidato também receberia uma advertência da organização do debate por ter agredido verbalmente Datena.