Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa opera em queda em sessão pessimista; dólar cai

O índice é pressionado pelos resultados das vendas no varejo e da produção industrial nos EUA

Foto: Canva Pro
Foto: Canva Pro

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores Brasileira, a B3, estende as perdas do início do pregão desta terça-feira (17), com o mercado demonstrando um humor mais “ácido”, enquanto aguarda a ‘Super-Quarta’.

Por volta das 12h37 (horário de brasília) o marcador apresentava um recuo considerável de 0,38%, aos 134.602 pontos.

Enquanto isso, o dólar comercial seguia o mesmo sentido do índice, em uma queda mais freada de 0,14%, cotado a R$ 5,50.

O dólar à vista continua sua trajetória de queda pelo quinto dia consecutivo, sendo negociado abaixo de R$ 5,50 na manhã desta terça-feira (17). 

Apesar disso, operadores consideram a possibilidade de alguma correção durante a sessão, após a desvalorização de 2,5% da moeda frente ao real na última semana. 

Ajustes no câmbio ainda podem ocorrer ao longo do dia, especialmente se os dados econômicos dos EUA, como os números do varejo e da produção industrial, surpreenderem e modificarem as expectativas sobre o corte de juros pelo Fed (Federal Reserve).

Ibovespa é puxado por dados de varejo dos EUA

O Ibovespa opera em queda desde a abertura do pregão desta terça-feira (17), pressionado pelos resultados das vendas no varejo e da produção industrial nos EUA em agosto, que vieram acima das expectativas. 

Esses dados surgem na véspera das decisões de política monetária do Federal Reserve (Fed) e do Comitê de Política Monetária (Copom), levantando incertezas sobre o tamanho da redução de juros pelo banco central americano.

O dólar apresenta uma leve valorização no cenário internacional, mas recua frente ao real, com os investidores já antecipando a possibilidade de um corte mais agressivo na taxa de juros dos EUA, a ser decidido amanhã. As taxas dos títulos do Tesouro americano (Treasuries) estão em alta.

EUA

Nos EUA, as bolsas de Nova York registram ganhos após as vendas no varejo de agosto superarem as projeções do mercado.

As vendas avançaram 0,1% em relação a julho, contrariando a estimativa de queda de 0,2%, segundo analistas consultados pelo The Wall Street Journal.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: +0,41%

S&P 500: 0,54%

Nasdaq: +0,67%