O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, opera em queda durante o pregão desta quarta-feira (18) ao passo em que o mercado espera as decisões de juros pelo Banco Central do Brasil e, bem como dos EUA, tavares do Fed (Federal Reserve).
Por volta das 12h00 (horário de Brasília) o marcador apresentava um recuo de 0,67%, aos 134.063 pontos.
Já o dólar comercial seguia o mesmo sentido do índice, quando recuava 0,29%, cotado a R$ 5,47.
O dólar à vista começa a manhã em queda frente ao real, acompanhando uma desvalorização mais acentuada da moeda americana no exterior.
Apesar de a cotação do dólar comercial estar relativamente estável pela manhã, a moeda americana mostra sinais de enfraquecimento aqui no Brasil.
No mercado de juros futuros, as taxas seguem em queda, mesmo com o aumento dos rendimentos dos Treasuries.
Ibovespa recua com queda do minério de ferro
O Ibovespa inicia o dia com uma leve queda, influenciado pela queda acentuada do minério de ferro e na expectativa das decisões de política monetária tanto no Brasil quanto nos EUA.
A principal incerteza do mercado gira em torno da magnitude do possível corte de juros pelo Fed (Federal Reserve). As previsões variam entre uma redução de 0,25 e 0,5 ponto percentual, gerando especulações sobre a intensidade da medida.
No cenário nacional, o mercado já incorporou um ajuste monetário de 0,25 ponto percentual pelo Copom (Comitê de Política Monetária), mas a extensão desse aumento também pode impactar os ativos na sessão de amanhã.
EUA
As principais bolsas de Nova York estão mistas na manhã desta quarta-feira (18), alternando entre leves altas e baixas, enquanto os investidores aguardam o anúncio da decisão de juros do Federal Reserve, previsto para às 15h.
Cotação dos índices dos EUA:
Dow Jones: -0,22%
S&P 500: +0,01%
Nasdaq: +0,16%