O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, opera em queda durante a sessão desta sexta-feira (20), com o mercado de olho na política fiscal do cenário domestico.
Por volta das 12h55 (horário de Brasília) o marcador recuava -0,42%, aos 132.558 pontos.
Já o dólar comercial seguia o sentido contrário da Bolsa, ao passo que avançava consideravelmente a 1,29%, em uma cotação de R$ 5,49.
O dólar à vista e os juros futuros também registram altas nesta manhã, revertendo parte das quedas observadas durante a semana.
Com o aumento da aversão ao risco no Brasil, o real se destaca como a moeda com pior desempenho em uma cesta de 33 divisas, enquanto a curva de juros se inclina ainda mais com o avanço dos juros de longo prazo.
Ibovespa acentua queda e fica abaixo dos 132 mil pts
Com o aumento da percepção de risco e a elevação acentuada dos juros de longo prazo, o Ibovespa intensificou sua trajetória de queda na manhã desta sexta-feira.
Além disso, em meio a um cenário negativo para as commodities, as ações dos setores de petróleo, gás e mineração também registram perdas, levando o principal índice da bolsa a cair abaixo dos 132 mil pontos, atingindo as mínimas do dia.
EUA
Nos EUA, os principais índices de ações iniciam a sexta-feira com leves quedas, à medida que o rali visto após a decisão do Fed (Federal Reserve) perde força.
Na quinta-feira, tanto o Dow Jones quanto o S&P 500 renovaram suas máximas históricas de fechamento, mas agora os investidores realizam lucros em um dia com pouca agenda e expectativa de volatilidade.
Cotação dos índices dos EUA:
Dow Jones: -0,17%
S&P 500: -0,37%
Nasdaq: -0,52%