A Qualcomm fez uma abordagem de aquisição da fabricante de chips Intel nos últimos dias, noticiou o Wall Street Journal na sexta-feira (20), citando fontes familiarizadas com o assunto.
As ações da Intel fecharam em alta de 3,3%, enquanto as da Qualcomm caíram 2,9%. A Qualcomm, com uma capitalização de mercado de 188 bilhões de dólares, vale cerca de duas vezes mais que a Intel.
Uma aquisição colocaria a Qualcomm, conhecida por seus chips de telefone celular, no comando de um negócio histórico do Vale do Silício que criou as entranhas do computador pessoal moderno, mas tem lutado para fazer a mudança para chips que suportem IA (inteligência artificial).
Neste mês, a Reuters informou que a Qualcomm explorou a possibilidade de adquirir partes do setor de design da Intel e que sua unidade de design de computadores pessoais era de particular interesse.
Intel firma parceria com a Amazon para impulsionar recuperação
O CEO da Intel, Pat Gelsinger, anunciou parceria com a AWS, da Amazon, a fim de impulsionar a recuperação da fabricante de chips.
A Intel e a AWS vão investir conjuntamente em um semicondutor personalizado para computação de inteligência artificial, em uma “estrutura multibilionária”, de acordo com a Fortune.
O trabalho dependerá do processo 18A da Intel, uma tecnologia avançada na fabricação de chips.
O anúncio de hoje é grande”, disse Gelsinger em uma entrevista. “Este é um cliente muito exigente que tem capacidades de design muito sofisticadas.”
A notícia foi parte de uma enxurrada de anúncios que se seguiram a uma reunião crucial do conselho na semana passada.
A Intel também está adiando novas fábricas na Alemanha e na Polônia, mas continua comprometida com sua expansão nos EUA no Arizona, Novo México, Oregon e Ohio – deve receber US$ 8,5 bilhões do governo americano até o final do ano para isso.