Bolsa brasileira

Vale (VALE3) dispara 5% no Ibovespa; uma das maiores altas do índice

A alta das ações da Vale (VALE3) está ligada às medidas na China que fizeram a cotação do minério de ferro avançar

Vale
Vale / Foto: Divulgação

A Vale (VALE3) disparou mais de 5% no Ibovespa, o principal índice de ações da Bolsa brasileira, por volta das 15h30 (horário de Brasília), sendo uma das maiores altas do índice.

A alta das ações da Vale (VALE3) está ligada às medidas na China que fizeram a cotação do minério de ferro avançar, com novos anúncios do PBoC (Banco Popular da China).

Foi anunciado que a China reduzirá a quantidade de capital que os bancos do país podem manter como reserva.

Além disso, a taxa de recompra reversa de sete dias foi reduzida de 1,7% para 1,5%, e as taxas de juros de empréstimos hipotecários, de acordo com as informações do “Suno”, serão cortadas.

A China anunciou que irá reduzir o valor da entrada mínima para a aquisição de um segundo imóvel, de 25% para 15%.

As medidas atuam como estímulos relevantes para o segmento imobiliário, que é o maior consumidor de aço no país asiático.

Vale (VALE3): o que analistas esperam do processo de sucessão

Vale (VALE3) anunciou, na noite de sexta-feira (20), as tão esperadas alterações no diretório da mineradora. Após as mudanças, o Bradesco BBI destacou que foram iniciados, na mineradora, os mandatos do novo CEO, do novo CFO interno e as restrições para os dois cargos vagos de membros independentes do presidente do Conselho de Administração da empresa.

Nesse sentido, o BBI chegou a pontuar, em seu relatório mais recente, que a sucessão de CEO da Vale (VALE3) dominou o noticiário corporativo nos últimos meses.

“Quanto ao Conselho de Administração, notamos que, desde as renúncias de José Luciano Duarte Penido e de Vera Marie Inkster, em 11 de março e 1º de julho, respectivamente, a companhia possui duas cargas vagos”, avaliou o BBI, de acordo com o “InfoMoney”.

Foi aprovado, então, a indicação de Heloisa Belotti Bedicks e de Reinaldo Castanheira Filho para os dois cargos de membros independentes do conselho. As propostas de nomeação serão submetidas à Assembleia Geral Extraordinária, que deverão ocorrer em novembro.