Google contrata de volta gênio de IA por US$ 2,7 bi
Setor de tecnologia
Setor de tecnologia
Enquanto as big techs disputam para contratar os melhores talentos em IA (inteligência artificial), o Google passou a frente de todas as concorrentes e fechou acordo para recontratar Noam Shazeer
O Google assinou um cheque de cerca de US$ 2,7 bilhões para antiga startup do executivo, segundo fontes da agência “Dow Jones”.
Oficialmente a razão do pagamento foi para licenciar a tecnologia da Character. Mas o acordo incluía outro item: a volta de Shazeer para o Google.
O executivo é coautor de um artigo de pesquisa fundamental que impulsionou o boom da IA
Ele saiu do Google em 2021, pois a empresa não quis lançar um “chatbot” se dua ciraçaõ, então decidou iniciar sua própria empresa.
Dentro do Google, o retorno dessa figura tem sido apontado como o principal motivo pelo qual a empresa concordou em pagar a taxa bilionária de licenciamento.
O engenheiro de 48 anos agora integra o trio que lidera os esforços do Google para construir a próxima versão do Gemini, sua próxima tecnologia de IA.
As fontes também apontaram que Shazeer recebeu centenas de milhões de dólares por sua participação na Character como parte do acordo