O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, iniciou o pregão desta terça-feira (1º) em alta, com os investidores no aguardo dos dados de emprego dos EUA para recalibrar as projeções quanto aos cortes de juros no país.
O mercado também aguarda o discurso do presidente do BC, Roberto Campos Neto, às 12h20, em São Paulo.
Por volta das 10h10 (horário de Brasília) o índice apresentava avanço de 0,44%, aos 132.400,27 pontos.
O dólar comercial, por sua vez, seguia uma performance no sentido contrário ao índice, com queda de 0,20%, cotado a R$ 5,4378.
Jolts no radar do Ibovespa
O mercado aguarda a divulgação do relatório JOLTs, sobre criação de vagas nos EUA, às 11h (horário de Brasília). Entre junho e julho, o relatório apresentou uma redução na abertura de postos de trabalho dos setores não-agrícolas nos EUA, de 7,910 milhões para 7,673 milhões.
A projeções indicam a criação de 7,640 milhões de vagas. Na quarta-feira (2) será a vez do relatório ADP, considerado uma prévia do payroll – este, por sua vez, será divulgado na sexta-feira (4) junto com a taxa de desemprego de setembro, os dados mais relevantes para o Fed.
Na segunda-feira (30), o presidente do banco, Jerome Powell, declarou que a autoridade monetária não tem pressa em cortar os juros. A fala não teve efeito positivo no humor dos investidores, que apostaram em um ritmo mais rápido de flexibilização monetária no país norte-americano.
Ainda nos EUA, será apresentado o índice de gerentes de compras (PMI) do setor industrial dos EUA do mês de setembro, às 11h (também de Brasília).
Aqui no Brasil, o dia é fraco de indicadores e está no foco a palestra de Roberto Campos Neto, presidente do BC, em evento da Crescera Capital, às 12h20. A fala pode ajudar nas apostas de elevações de juros no país.
EUA
Cotação dos índices futuros dos EUA:
Dow Jones Futuro: -0,20%
S&P 500 Futuro: -0,06%
Nasdaq Futuro: +0,08%