Levantamento da Kantar

Bets investiram R$ 2,3 bi em publicidade de janeiro a agosto

Maior volume foi dedicado à publicidade na TV aberta, na sequência para as mídias digitais, seguidas pelos canais de TV por assinatura

Bets
Bets / Foto: Agência Brasil

De acordo com um levantamento da Kantar IBOPE Media, as empresas de apostas esportivas online, conhecidas como “bets”, investiram R$ 2,3 bilhões em publicidade na TV e internet entre janeiro e agosto deste ano.

O maior montante foi direcionado à publicidade na TV aberta, somando R$ 1,22 bilhão nos primeiros oito meses do ano. Em seguida, vêm as mídias digitais, com R$ 960,3 milhões, e os canais de TV por assinatura, que receberam R$ 114,3 milhões.

O estudo “Advertising Insights”, da Kantar, não divulgou os valores investidos pelas empresas de apostas em outras mídias, como jornais impressos e rádio.

Apenas levando em conta os investimentos em TV e internet, o montante aplicado pelas empresas de apostas no Brasil já ultrapassa os R$ 2,071 bilhões destinados à publicidade durante todo o ano de 2023, conforme reportado pelo site especializado “Propmark” em janeiro, com base em dados do Ibope Monitor.

Bets: impedir uso do Bolsa Família é “discriminatório”, diz ministro  

governo, ao menos inicialmente, recuou da decisão de proibir que beneficiários do Bolsa Família utilizem o cartão do programa para apostas online (bets). Um dos principais defensores dessa postura foi o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, que argumentou contra a adoção de medidas “discriminatórias” em relação aos beneficiários. Em sua visão, não se pode “demonizar” esses usuários.

“Nós estamos tratando de um problema de jogos (bets) que atinge 52 milhões de brasileiros, 52 milhões de brasileiros dizem em estudos que jogam. Estamos falando de cerca de metade da população adulta. Quando a gente separa o público do Bolsa Família, a população adulta do Bolsa Família, nós estamos falando de aproximadamente 17% deste público”, afirmou o ministro após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros sobre o tema na quinta-feira (3).

“Portanto, não é razoável que a gente entre nessa de querer demonizar o público do Bolsa Família. Estamos tratando de um problema grave”, completou o ministro.

Segundo o ministro, o governo está implementando medidas, mas com cuidado para evitar ações “discriminatórias” contra esse público. Ele garantiu que serão propostas soluções que envolvam toda a população, incluindo os beneficiários do programa social. Como exemplo, mencionou a proibição do uso do cartão de crédito, uma medida que afeta todos os cidadãos, sem distinção.