A BMW anunciou nesta sexta-feira (4) um investimento de R$ 1,1 bilhão no Brasil ao longo dos próximos quatro anos, juntando-se ao grupo de montadoras que revelaram planos de expansão no país nos últimos meses.
Os recursos serão destinados principalmente à pesquisa e desenvolvimento, além de modernizar a fábrica da montadora localizada em Araquari, Santa Catarina.
“Usaremos esse investimento para aprimorar as tecnologias da nossa fábrica em Araquari e preparar suas linhas de produção para novos modelos nos próximos anos”, disse Milan Nedeljković, membro do conselho de administração da companhia, durante evento da BMW em São Paulo, ao lado da presidente-executiva do BMW Group para América Latina, Maru Escobedo.
“Além disso, vamos fortalecer nosso escritório de engenharia local, que apoia nossa equipe global de P&D na produção de novas tecnologias para nossas atividades globais”, acrescentou.
Investimentos da BMW
Os investimentos da montadora em tecnologia acompanham o aumento de 10% na produção da fábrica em Santa Catarina, anunciado no final do ano passado, elevando a capacidade da planta para 11 mil veículos anuais.
Milan Nedeljković, também responsável pela área de produção, revelou que, “nas próximas semanas”, a unidade catarinense iniciará a fabricação do SUV X5 híbrido plug-in. Atualmente, a planta já produz o sedã BMW Série 3, além dos SUVs X1, X3 e X4.
“Temos novos equipamentos, viremos com novas tecnologias para fabricar os híbridos plug-in. Estamos investindo em tecnologia da informação, equipamentos de software”, disse.
De acordo com Nedeljković, a escolha de trazer a produção do X5 para o Brasil foi motivada pela sólida presença do modelo no mercado local. “A produção segue o mercado”, afirmou ele.
Além da fábrica em Santa Catarina, a BMW também mantém uma unidade de produção de motocicletas em Manaus.