O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), declarou neste domingo (6) que buscar o apoio de Pablo Marçal (PRTB) para Ricardo Nunes (MDB) em um possível segundo turno contra Guilherme Boulos (PSOL) é “uma discussão para amanhã”.
“Vamos ver o resultado de hoje; estamos, obviamente, muito confiantes”, disse Freitas, de acordo com o “InfoMoney”. “Todos os eleitores são importantes e vamos procurar conversar para mostrar alinhamento de ideias e propostas.”
Ricardo Nunes declarou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL “não vai apoiar Marçal no segundo turno”, pois será Nunes quem estará lá. Mesmo possuindo o apoio de Bolsonaro, o prefeito disputou com Marçal os votos da base apoiadora do ex-presidente durante a campanha.
Lula defende Tarcísio e confirma empréstimo do BNDES a São Paulo
Durante o evento de aniversário de 132 anos do Porto de Santos, que ocorreu no início de fevereiro de 2024, o presidente Lula (PT) confirmou ao governador do estado de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos) um empréstimo por parte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A instituição repassou R$ 1,3 bilhão para que a unidade federativa use nas obras do trecho norte do Rodoanel.
“O BNDES aprovou R$1,3 bilhão para o Estado de São Paulo, para o eixo norte do Rodoanel, e logo você [Tarcísio] irá receber a notícia do Aloízio Mercadante [presidente do BNDES]”, declarou Lula.
De acordo com o Valor Investe, os discursos do presidente e do governador, no decorrer do evento do Porto de Santos, mencionaram o compromisso de manter uma relação institucional saudável entre o governo federal e estadual. O contexto político atual que configura o Brasil põe os dois políticos em lados contrários, mas apesar disso, Lula chegou a defender Tarcísio enquanto apoiadores do PT vaiaram o discurso do governador, segundo o veículo.