60 horas após o temporal

Apagão em SP chega a 3º dia; mais de 500 mil seguem sem energia

De acordo com relatório da Enel, na capital, 354 mil consumidores ainda estavam sem luz na manhã desta segunda

Extremo da Zona sul de São Paulo (Foto: Leandro Paiva via Fotos Públicas)
Extremo da Zona sul de São Paulo (Foto: Leandro Paiva via Fotos Públicas)

Cerca de 60 horas após o temporal com ventos recordes em São Paulo, mais de meio milhão de consumidores ainda estavam sem energia elétrica na região metropolitana paulista na manhã desta segunda-feira (14), conforme comunicado da Enel.

De acordo com o relatório atualizado da empresa às 5h40, cerca de 537 mil clientes permaneciam sem fornecimento. Na capital de São Paulo, 354 mil consumidores ainda estavam sem luz. Algumas das cidades mais afetadas incluem:

  • Cotia: 36,9 mil clientes sem energia
  • Taboão da Serra: 32,7 mil sem energia
  • São Bernardo do Campo: 28,1 mil sem energia

Para agilizar a normalização, a Enel trouxe reforços de equipes de distribuidoras do Rio de Janeiro e do Ceará. No domingo (13), a companhia informou que cerca de 1.600 técnicos estavam trabalhando para reestabelecer o serviço.

Até a manhã desta segunda-feira (14), 1,5 milhão de clientes de SP já haviam tido o fornecimento retomado. Contudo, a Enel ainda não forneceu uma previsão concreta para a total recuperação do sistema.

Temporal em SP causa mortes e ventos históricos

Na noite da última sexta-feira (11), um violento temporal atingiu o estado de São Paulo, resultando na morte de sete pessoas.

Entre as vítimas, três estavam em Bauru, no interior; duas em Cotia, uma em Diadema, ambas na região metropolitana; e uma na capital paulista.

Conforme dados da Defesa Civil estadual, a cidade de São Paulo registrou ventos de até 107,6 km/h, uma marca histórica medida na estação meteorológica de Interlagos, zona sul. Segundo o órgão, essa foi a ventania mais intensa desde o início das medições, em 1995.

No sábado (12), a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou que notificará a Enel, exigindo explicações para o apagão que afetou a região metropolitana de São Paulo.

Além disso, a Aneel adiantou que poderá propor mudanças nos serviços da concessionária para evitar situações semelhantes no futuro.