Pior que o esperado

EUA: produção industrial reverte alta e cai 0,3% em setembro

Os dois furacões registrados no país e a greve da Boeing impactaram a atividade industrial

Boeing
Greve da Boeing impactou a atividade industrial dos EUA. Foto: Divulgação

A produção industrial nos EUA caiu 0,3% em setembro, revertendo assim a alta de 0,3% em agosto, com impactos de dois furacões e da greve da Boeing, informou nesta quinta-feira (17) o Fed (Federal Reserve). Na comparação anual, a produção industrial dos EUA caiu 0,6% em setembro.

O dado veio um pouco pior que o estimado por analistas, que esperavam uma queda mensal de 0,2%.

A manufatura recuou 0,4% em setembro, enquanto o índice de mineração encolheu 0,6%. Mas o índice de serviços públicos subiu 0,7%.

A utilização da capacidade caiu de 77,8% para 77,5% em setembro, uma taxa que ficou 2,2 pontos percentuais abaixo da média de longo prazo. 

EUA: vendas do varejo crescem 0,4% em setembro, acima do previsto

As vendas no varejo dos EUA avançaram 0,4% em setembro para um total de US$ 714,4 bilhões, informou nesta quinta-feira (17) o Departamento do Comércio.

Em agosto, o crescimento registrado foi de 0,1%, totalizando US$ 710,8 bilhões. Em relação a setembro de 2023, o crescimento nas vendas no mês anterior foi de 1,7%.

O dado veio acima da projeção do consenso LSEG de analistas, que estimava uma alta mensal de 0,3%.

Segundo os dados, as vendas fora das lojas físicas, que incluem o varejo online, aumentaram 7,1% em setembro em relação ao ano passado, enquanto os serviços de alimentação e bares aumentaram 3,7% ante setembro de 2023.

Em todo o ano, o varejo americano mostra alta de 2,6%. As vendas de veículos e peças cresceram 0,9% em nove meses na comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto o varejo de eletrônicos avançou 0,6%. Nas lojas de alimentos e bebidas, a alta é de 2,0%.