Consolidação do digital

Black Friday da experiência: como os canais físico e digital se integram

Em um cenário econômico desafiador, o evento se destaca por atrair clientes em busca de ofertas

Foto: Pixabay
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Considerada uma das datas mais importantes do varejo brasileiro, a Black Friday está chegando e promete aquecer o setor. Em um cenário econômico desafiador, o evento se destaca por atrair clientes em busca de ofertas, especialmente em categorias, como eletrônicos, moda e itens para casa. O consumidor está mais seletivo, priorizando descontos reais e experiências de compra simplificadas e personalizadas. Isso exige que os varejistas se adaptem com preços competitivos em todos os canais e se preparem com estratégias omnichannel bem estruturadas. A consolidação do digital e a integração com o físico são fundamentais para garantir não só o sucesso nas vendas e manter a fidelidade do cliente a longo prazo, mas para proporcionar uma experiência cada vez melhor aos clientes.

Um estudo recente do Google, realizado com cerca de 2 mil consumidores, revela que 62% dos entrevistados planejam aproveitar a Black Friday deste ano, e 70% têm grande probabilidade de realizar compras, demonstrando um cenário positivo para o comércio. Porém, para que esse sucesso nas vendas realmente aconteça, o varejista precisa estar preparado. Em 2023, o faturamento do omnichannel cresceu 95% durante a Black Friday, com 22% dos pedidos online sendo retirados em lojas físicas – um aumento de 29% em relação ao ano anterior, segundo a Linx, empresa do grupo StoneCo e especialista em tecnologia para o varejo.

Os dados mostram que a chave para garantir a satisfação dos consumidores está na integração eficiente dos processos e no uso de tecnologia, garantindo que o cliente tenha uma boa experiência de compra omnichannel. Para isso, o varejo deve focar em três pilares: pessoas, processos e tecnologia (PPT).

Pensando nas lojas físicas, as equipes de venda precisam ser capacitadas para conhecer detalhadamente os produtos e localizá-los rapidamente. Soluções tecnológicas devem estar integradas para permitir que o cliente consiga adquirir o produto seja na loja ou a partir do estoque de outras unidades, com a opção de receber o item comprado em casa. Além disso, é importante investir em estratégias omnichannel que não apenas melhoram a experiência como fidelizam os clientes. Por exemplo, ao comprar online e optar pela retirada na loja, o cliente espera uma experiência agradável e rápida. Oferecer descontos ou cashback para incentivar a recompra na loja física pode ser uma excelente ação de relacionamento.

O varejista também precisa considerar que, durante a Black Friday, muitos novos clientes visitam as lojas em busca de promoções. A coleta de dados desde o primeiro contato, seja online ou presencial, permite conhecer melhor o público e oferecer uma comunicação personalizada em futuras campanhas. Um sistema de gestão completo (ERP) atrelado à uma solução de fidelidade ajudam a nutrir essas relações, possibilitando o envio de ofertas e promoções específicas para cada perfil de cliente, ajudando a medir a recência, frequência e valor das compras e, consequentemente, a identificar quais clientes precisam de mais atenção, seja para reter ou para aumentar o valor médio de suas compras. Além disso, esses motores de promoção sincronizam preços e ofertas entre todos os pontos de venda. Isso garante ao cliente uma experiência uniforme, independentemente do canal escolhido.

Os marketplaces também são importantes durante a Black Friday, pois, devido às estratégias de marketing, agilidade na entrega, medidas de segurança no processo de pagamento e também pela quantidade de vendedores disponíveis nas plataformas, esses canais costumam atrair um público ainda maior, tornando-se uma oportunidade para os varejistas ampliarem suas vendas. Varejistas que utilizam hubs de marketplace podem integrar seus estoques de forma eficiente e aproveitar a data para liquidar produtos parados. O ERP (sistema completo de gestão) deve estar sincronizado com esse hub para uma operação mais eficiente, garantindo baixa automática do estoque e ainda informações detalhadas sobre o envio do produto. Tudo isso para garantir que o cliente receba sua encomenda adequadamente e dentro do prazo previsto.

Outra estratégia para o sucesso da Black Friday é a preparação para receber todos os meios de pagamento, desde carteiras digitais até PIX. Filas longas, seja no checkout físico ou online, são um grande desestímulo para o cliente. Isso se aplica aos canais digitais, que precisam investir em gateway de pagamento – tecnologia de pagamento digital que faz a ponte para a comunicação entre o consumidor, o banco e a operadora bancária – que processa os pagamentos de maneira rápida e segura. Já os canais físicos podem aderir a um PDV – sistema que automatiza as vendas do varejo – mais ágil, que registre as vendas, receba os pagamentos e emita o cupom fiscal com mais rapidez para reduzir a fila. Outra estratégia é investir em totens de autoatendimento para dar mais autonomia aos clientes que preferem pagar com PIX ou cartão.

Para o varejista, o fim do ano é o período mais importante do calendário, e contar com uma solução que consolide todas as formas de pagamento em tempo real é fundamental. Dessa forma, é possível focar no que realmente importa: estratégias para maximizar os resultados da Black Friday e impulsionar o crescimento do negócio.

Com iniciativas bem definidas que melhorem a experiência de consumo dos clientes e o uso da tecnologia como aliada, os varejistas podem impulsionar suas vendas durante a data mais importante do ano. Aqueles que estão atentos às novas tendências e ferramentas que facilitam o dia a dia do negócio, podem lucrar mais na Black Friday e fortalecer suas relações com os clientes, tornando-as mais duradouras.