Faleceu na última sexta-feira (18), em São Paulo, o empresário Peter Rodenbeck, que foi um dos principais responsáveis por introduzir marcas icônicas como McDonald’s, Outback e Starbucks no Brasil.
Americano naturalizado brasileiro, Rodenbeck aos 85 anos enfrentava uma batalha contra o câncer desde 2017. A morte do empresário foi confirmada à EXAME pela Bloomin Brands Brasil, operadora da Outback, em nota
Trajetória de Rodenbeck
Natural de Mount Pleasant, Michigan, Rodenbeck se tornou brasileiro e se formou na Stern School da Universidade de Nova York (NYU) em administração bancária, finanças e contabilidade, além de ter estudado administração de saúde e tecnologia da informação na Harvard Extension School.
Sua jornada no Brasil começou em 1979, com a chegada do McDonald’s ao país, onde trabalhou por quase duas décadas. Em 1996, ele se associou a Salim Maroun e Giancarlo Zanolini para lançar o Outback Steakhouse no Brasil.
Nos últimos 27 anos, a rede de restaurantes com temática australiana cresceu significativamente no Brasil, totalizando atualmente 173 unidades e 12 mil funcionários. Além disso, ele exercia a função de conselheiro da Bloomin’ Brands no Brasil, grupo que possui as marcas Outback Steakhouse, Abbraccio e Aussie no país.
“Peter liderou e inspirou uma legião de empreendedores em todo o Brasil, além dos sócios e colaboradores de todos os restaurantes das marcas por onde passou, como exemplo de determinação, honestidade e generosidade. Foi responsável por disseminar os Princípios & Crenças do Outback Steakhouse durante anos e acompanhou as operações bem de perto”, diz a nota divulgada pela Bloomin’ Brands.
Em outubro de 2007, o empresário enfrentou a tragédia da perda de sua esposa, Maria Luísa Rodenbeck, que faleceu em um acidente de carro. O táxi em que ela estava, a caminho do aeroporto Santos Dumont, colidiu com um ônibus. Naquele momento, Maria Luísa, que tinha 49 anos, era responsável pela operação da rede Starbucks no Brasil.