Novas medidas fiscais do governo são importantes para que o BC (Banco Central) possa baixar a taxa básica de juros, disse o presidente da instituição, Roberto Campos Neto, durante evento da Investment Association, em São Paulo, como relatou a Reuters.
Segundo ele, é mais fácil baixar os juros quando as expectativas para as contas públicas ancoram esse movimento.
Campos Neto pontuou, também, que há questionamentos sobre a transparência das contas públicas e que uma percepção de choque fiscal pode gerar impacto positivo sobre as avaliações de mercado.
Os comentários foram feitos depois que ele afirmou ter lido no noticiário informações sobre a possibilidade de o governo discutir temas relacionados a uma reforma administrativa e apresentar medidas fiscais após as eleições municipais.
BC publica regimento interno do Coaf e cria comissão de ética do órgão
O Banco Central (BC) divulgou na última sexta-feira (18) o novo regimento interno do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), que estabelece as competências e a estrutura do órgão, vinculado administrativamente à autoridade monetária.
O documento também institui uma comissão de ética e reformula a composição do plenário.
De acordo com o regimento, o Coaf é definido como a “autoridade central do sistema brasileiro de prevenção e combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo e à proliferação de armas de destruição em massa – PLD/FTP”, e possui autonomia técnica e operacional.
Entre suas atribuições, o Coaf é responsável por produzir e gerenciar informações de inteligência financeira, investigar e identificar atividades suspeitas, além de coordenar a avaliação e a implementação de recomendações de organismos internacionais relacionadas ao PLD/FTP.