Bill Gates revelou em conversas privadas que fez uma doação recente de aproximadamente US$ 50 milhões (cerca de R$ 284 milhões) a uma instituição sem fins lucrativos que apoia a candidatura presidencial de Kamala Harris.
A informação foi divulgada pelo New York Times, com base em relatos de três fontes familiarizadas com o tema.
Apesar disso, o ex-CEO da Microsoft optou por não divulgar publicamente sua contribuição financeira à campanha de Harris.
“Apoio os candidatos que demonstram um compromisso claro com a melhoria dos cuidados de saúde, a redução da pobreza e a luta contra as alterações climáticas nos EUA e em todo o mundo (…) Tenho uma longa história de trabalho com líderes de todo o espetro político, mas esta eleição é diferente, com uma importância sem precedentes para os norte-americanos e para as pessoas mais vulneráveis em todo o mundo”, afirmou Gates num comunicado ao NYT.
Fundação Gates teme cortes na saúde com possível reeleição de Trump
A Fundação Bill & Melinda Gates, a organização filantrópica de Gates, está apreensiva com possíveis reduções em programas de saúde global e planejamento familiar caso Donald Trump, ex-presidente republicano, vença as eleições, conforme disseram duas fontes ao jornal.
Segundo o New York Times, Gates manifestou preocupação em ligações telefônicas a amigos sobre uma segunda gestão de Trump, embora tenha afirmado que estaria disposto a colaborar com qualquer um dos candidatos.
A doação de Gates foi destinada ao braço filantrópico da Future Forward, que preserva o anonimato dos doadores, informou o jornal.