A Heinekena, segunda maior cervejaria do mundo, apresentou uma queda de 5,5% seu balanço trimestral nesta quarta-feira (23), frente ao mesmo período do ano anterior.
O conglomerado registrou uma receita de € 9 bilhões durante o periodo (equivalem a R$ 55,26 bilhões).
No acumulado do ano, a receita totalizou € 26,8 bilhões, uma leve queda de 0,5% em comparação com 2023.
No entanto, a receita líquida orgânica cresceu 3,3% no trimestre e 5,1% no acumulado do ano. Em termos de volume de cerveja, o conglomerado teve um crescimento de 0,7% no trimestre e 1,6% no ano até o momento.
A marca Heineken, a mais conhecida do grupo, destacou-se com um aumento de 8,7% no volume neste trimestre e 9% no acumulado do ano.
No Brasil, o volume total de cerveja cresceu entre 1% e 3%, com destaque para o segmento premium, que registrou uma expansão entre 11% e 13%. A receita no país subiu entre 4% e 6%.
O relatório também mencionou o lançamento da Sol Zero, uma cerveja enriquecida com vitaminas B e D.
Crescimento sólido é impulsionado por mercados emergentes
O segmento de cervejas premium registrou um aumento de 4,5%, com destaque para os mercados do Brasil, África do Sul e Índia.
A marca Heineken teve um crescimento de 8,7% no trimestre, alcançando aumento de dois dígitos em 30 países. A Heineken 0.0 apresentou um avanço de 3,4%, impulsionada pelo desempenho no Brasil, EUA e Vietnã.
“Apresentamos um trimestre sólido, com crescimento equilibrado, aumentando organicamente tanto o volume de cerveja quanto a receita líquida. Nosso negócio está dentro das expectativas, apesar de desafios em alguns mercados devido a tendências de consumo e dificuldades na indústria”, afirmou o CEO Dolf van den Brink.
A empresa também ajustou sua previsão de crescimento do lucro operacional para o ano, que deverá ficar entre 4% e 8%.
Outro destaque foi o avanço das plataformas digitais B2B da Heineken, que geraram € 9,3 bilhões em valor bruto de mercadorias no acumulado do ano, um aumento de 26% em comparação ao ano anterior. Atualmente, mais de 680 mil clientes estão conectados à plataforma do grupo.
Entre as principais marcas do portfólio estão Amstel, Eisenbahn e Baden Baden.