Evandro Leitão (PT), deputado estadual, derrotou seu adversário André Fernandes (PL), também deputado federal, nas urnas neste domingo (27) e foi eleito o prefeito eleito de Fortaleza na eleição de 2024. Com 100% da apuração concluída, Leitão teve 50,38% dos votos, contra 49,62% de Fernandes.
Gabriella Aguiar (PSD) será a vice-prefeita. A eleição municipal em Fortaleza foi uma das mais acirradas do País. Os candidatos do PT e PL apareceram empatados tecnicamente na maioria das pesquisas de intenção de voto antes do segundo turno.
Além disso, as campanhas foram acompanhadas de escândalos, como o vídeo que mostrava Fernandes menosprezando feminicídios, bem como a ameaça de um vereador bolsonarista a Leitão e a acusação de uso de inteligência artificial para produção de conteúdos falsos.
Considerando os partidos por trás dos candidatos, a projeção da polaridade Lula x Bolsonaro foi essencial.
O conteúdo da campanha foi nacionalizado, com ataques de ambos os lados, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo o “UOL”.
Eleição 2024: Eduardo Siqueira Campos (Podemos) é eleito em Palmas
A eleição de 2024 em Palmas (TO) chegou a 100% das urnas apuradas, com Eduardo Siqueira Campos (Podemos) eleito prefeito para governar a cidade pela segunda vez. Ele derrotou Janad Valcari (PL), no 2º turno neste domingo (27).
Siqueira conseguiu 53,03% dos votos (78,7 mil) com 100% das urnas apuradas, ao passo que sua adversária recebeu 46,97% dos votos (69,7 mil votos). Além disso, outros 2,89% votaram nulo e 1,76%, em branco. O Pastor Carlos Eduardo (Agir) será o vice-prefeito de Palmas.
Esta foi a primeira vez na história que uma eleição em Palmas vai a 2º turno. O número de eleitores na capital do Tocantins chegou neste ano a cerca de 207 mil eleitores, segundo o “UOL”.
Entre os concorrentes, o quadro parecia equilibrado, com as pesquisas de intenção de voto mostrando esse cenário, com possível vantagem de Campos, o que se confirmou nas urnas.