Pré-mercado

Café com BPM: bolsas sobem em semana marcada por payroll 

Além disso, cinco das gigantes da tecnologia, conhecidas como as “Sete Magníficas,” revelam seus balanços trimestrais

Foto: Canva
Foto: Canva

As principais bolsas globais no pré-mercado desta segunda-feira (28), registram alta, abrindo uma semana marcada pelo aguardado relatório de empregos (payroll) dos EUA.

Além disso, cinco das gigantes da tecnologia, conhecidas como as “Sete Magníficas,” revelam seus balanços trimestrais: a Alphabet (GOOG), controladora do Google, divulga seus números na terça-feira; Microsoft (MSFT) e Meta Platforms (META), proprietária do Facebook, na quarta; e Apple (AAPL) e Amazon (AMZN), na quinta-feira.

Os investidores também estarão atentos a uma série de indicadores econômicos importantes nesta semana, incluindo o índice de preços das despesas de consumo pessoal (PCE) referente a setembro, programado para quinta-feira; uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre, que sairá na quarta; e o relatório JOLTS, sobre a disponibilidade de vagas de trabalho, previsto para terça-feira.

EUA

O Dow e o S&P interromperam uma sequência de seis semanas de valorização, enquanto o Nasdaq conseguiu sua sétima semana positiva consecutiva.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: +0,48%

S&P 500 Futuro: +0,59%

Nasdaq Futuro: +0,78%

Bolsas asiáticas

Nos mercados da Ásia-Pacífico, as bolsas fecharam em alta, com destaque para o índice Nikkei, impulsionado pela fraqueza do iene.

A incerteza política no Japão também atraiu atenções, já que o partido governista LDP perdeu a maioria parlamentar, enquanto os partidos de oposição, como o Partido Democrático Constitucional e o Partido Democrático para o Povo, conquistaram avanços significativos.

As ações na China registraram ganhos, mesmo com a queda acentuada nos lucros das empresas industriais em setembro, indicando desafios econômicos à medida que pressões deflacionárias enfraquecem a saúde financeira corporativa.

Em resposta, o banco central chinês lançou uma nova ferramenta de empréstimo nesta manhã para injetar mais liquidez no mercado e apoiar o crédito, antecipando o vencimento de trilhões de yuans em empréstimos no final de 2024.

Shanghai SE (China), +0,68%

Nikkei (Japão): +1,82%

Hang Seng Index (Hong Kong): +0,04%

Kospi (Coreia do Sul): +1,13%

ASX 200 (Austrália): +0,12%

Bolsas europeias

Na Europa, as bolsas operam em alta, enquanto investidores acompanham a situação geopolítica no Oriente Médio após os ataques aéreos de Israel ao Irã no fim de semana, que, diferentemente do esperado, não atingiram instalações de petróleo ou nucleares.

Ainda nesta semana, estão previstas as publicações dos orçamentos do Reino Unido e da zona do euro.

FTSE 100 (Reino Unido): +0,16%

DAX (Alemanha): +0,33%

CAC 40 (França): +0,89%

FTSE MIB (Itália): +0,61%

STOXX 600: +0,35%