Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa avança 1% de olho na política econômica; dólar cai

O índice é impulsionado também pelo governo e pelo clima otimista nas bolsas norte-americanas

Foto: Canva
Foto: Canva

O Ibovespa, principal índices do Bolsa de Valores brasileira, a B3, opera com ganhos durante o primeiro pregão desta segunda-feira (28), enquanto os investidores seguem no aguardo das medidas fiscais.

Por volta das 12h17 (horário de Brasília) o marcador apresentava ganhos de 1,02%, aos 131.218 pontos.

Já o dólar comercial seguia o sentido contrário do índice, ao passo em que recuava 0,08%, cotado a R$ 5,70.

No mercado externo, o dólar e os rendimentos dos Treasuries mantêm-se estáveis, enquanto investidores acompanham de perto as eleições nos EUA, em uma semana com agenda cheia de indicadores econômicos.

Ibovespa estende ganhos da abertura

O Ibovespa opera em alta desde o início do pregão, impulsionado pela expectativa de um anúncio de corte de gastos pelo governo e pelo clima otimista nas bolsas norte-americanas. 

O desempenho positivo das ações da Vale (VALE3) e de empresas focadas no mercado doméstico, beneficiadas pela queda dos juros futuros, também favorece o índice.

Nesta manhã, No Relatório Focus do Banco Central divulgado nesta segunda-feira (28), os analistas do mercado subiram novamente as apostas para a inflação de 2024 e 2025, assim como elevaram as expectativas para o PIB (Produto Interno Bruto) deste ano.

A estimativa para o dólar também cresceu para o ano de 2024, mas se manteve estável para 2025.

EUA

Os principais índices de Nova York registram alta, marcando o início de uma semana intensa com balanços do terceiro trimestre e muitos dados econômicos. Trata-se também da última semana completa antes das eleições presidenciais nos EUA.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: +0,77%

S&P 500: +0,47%

Nasdaq: +0,55%