O PCE (núcleo do índice de preços de gastos com consumo) nos EUA acelerou para 0,3% em setembro ante agosto, após avanço de 0,2% no mês anterior, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (31) pelo Departamento de Comércio do país.
O indicador do mês anterior foi revisado para cima ante os 0,1% reportados anteriormente. Para setembro, os analistas previam que o indicador acelerasse alta para 0,3%, o que foi confirmado.
Já o núcleo em 12 meses avançou para 2,7% até setembro ante os 2,6% observados em agosto, com a projeção do consenso LSEG também de alta de 2,6%.
O indicador é o preferido de inflação do Fed (Federal Reserve) para guiar as decisões de política monetária. O Fomc (Federal Open Market Committee) se reúne nos dias 6 e 7 de novembro para decidir sobre os juros. A expectativa do mercado é que o ritmo de cortes vai reduzir de 0,5 p.p para 0,25 p.p.
Jolts: vagas abertas nos EUA caem para 7,4 mi em setembro
De acordo com o mais novo relatório Jolts (Job Openings and Labor Turnover Survey), o número de vagas de emprego abertas nos EUA em setembro caiu para 7,4 milhões.
O resultado ficou aquém da previsão de analistas, que esperavam recuo para 7,9 milhões. O número de agosto foi revisado para 7,9 milhões, ante resultado inicial de 8 milhões.
O volume de contratações subiu para 5,6 milhões em setembro, de 5,4 milhões revisados em agosto. Já as demissões caíram para 3,1 milhões, de 3,2 milhões revisados em agosto.
Este é o primeiro dos três dados mais importantes sobre o mercado de trabalho dos EUA. Na quarta-feira (30), saem os números de emprego do setor privado de setembro em relatório produzido pela ADP (Automatic Data Processing).
Na sexta-feira (1), o Payroll, indicador favorito do Fed (Federal Reserve), divulgará o balanço completo do mercado de trabalho americano no mês anterior.