A captação de recursos financeiros para investimentos específicos, ou como são conhecidos os fundings, está vivendo um cenário complexo para os incorporadores, apontou Murilo Marcondes, diretor de Incorporação da Manati.
“Primeiro, pela escassez de funds de poupança, que é a base principal de financiamento aos incorporadores, e também pela ressource orçamentária de FGTS [Fundo de Garantia de Tempo de Serviço”, disse o executivo da Manati em entrevista ao BP Money durante o Summit de Negócios Made in Bahia.
Marcondes ressaltou que o fato da Selic (taxa básica de juros) estar em um patamar mais alto também dificulta esse quadro, o que cria uma tendência de que o fund aconteça via mercado de capitais, que é onde a empresa atua.
“Através do mercado de capitais, através da Manati, podemos dar uma solução para o incorporador, seja na compra do terreno, seja na construção, para complementar essa escassez de fund, de poupança, ou de FGTS, e também até para o mutuário final, que é onde queremos chegar”, indicou o diretor.
Bahia tem pontos aquecidos para o setor imobiliário, diz Manati
Quanto ao andamento do setor na Bahia, com operações de loteamento, financiamento à construção civil e outras do imobiliário, Marcondes disse entender que há pontos de mercado muito aquecidos na região, que o empresário tem um apetite “muito bem estruturado e quer consumir operações estruturadas”.
“[O empresariado] já está entendendo que a solução com escassez de fundo de mercado está indo para o mercado de capitais, então estão abrindo agências e sendo muito receptivos com a Manati para conversar sobre essas operações”, respondeu.
O diretor da Manati destacou que o pilar de uma boa precificação e um bom entendimento de crédito é conhecer as pessoas, por isso o Summit de Negócios se faz importante.
“Cada vez mais eu vejo que os negócios ficam personalíssimos, então você precisa oferecer não uma solução de prateleira, mas uma solução que realmente atenda o teu cliente, para isso eu preciso estar aqui, saber quem é o cliente para ter uma primeira conversa, aqui é um ponto de captação”, afirmou.
Entre as diversas maneiras de networking, o Marcondes citou ainda que marcar presença em eventos do tipo é essencial para fomentar o negócio, identificar a flexibilidade da empresa, quais são as soluções que a empresa pode oferecer pelo Brasil afora.