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Black Friday: intenção de compra cresce, mas inflação e juros desafiam consumidores

“Já faz alguns anos que o brasileiro aderiu mesmo à Black Friday e realmente espera ansiosamente", disse especialista

Foto: Colagem BP Money
Foto: Colagem BP Money

O ano está se aproximando do fim, e o momento de ir às compras está chegando. Uma pesquisa da Dito e Opinion Box apontou que 55% dos brasileiros têm intenção de fazer compras no período da Black Friday.

“Já faz alguns anos que o brasileiro aderiu mesmo à Black Friday e realmente espera ansiosamente, acompanhando os preços para verificar a possibilidade de adquirir aquele tão esperado produto ou serviço com preços melhores”, disse a economista Tcharla Bragantin.

Neste ano, a Black Friday está prevista para o dia 29 de novembro, mas o habitual é que as empresas disponibilizem as ofertas promocionais por mais tempo. Em paralelo a esse ritmo de consumo, um dado vem pressionando a economia brasileira: o endividamento das famílias brasileiras ficou em 47,9% em agosto. O dado foi divulgado pelo Banco Central (BC) na última quarta-feira (30).

O levantamento da Dito e Opinion Box mostrou que 43% dos brasileiros pretendem gastar mais este ano do que em 2023.

“Esse percentual indica uma resposta ao apelo das ofertas de fim de ano mais do que um otimismo econômico. Muitos consumidores esperam pela Black Friday para obter o que precisam com descontos, especialmente devido ao contexto de inflação e juros altos”, explicou Gianluca Di Matina, economista da Hike Capital.

Essas altas intenções de compra destoam do cenário econômico enfrentado pela população brasileira. O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor) de setembro ficou em 0,44%, 0,46 ponto percentual acima da taxa de agosto.

Nesse sentido, o especialista pontuou que a “inflação alta limita o poder de compra dos consumidores, levando-os a serem mais seletivos nas compras”.

“A inflação afeta diretamente o poder de compra das famílias, levando os consumidores a serem mais seletivos em suas escolhas e, muitas vezes, priorizarem itens essenciais”, acrescentou Sidney Lima, da Ouro Preto Investimentos.

Black Friday: dentro do varejo, quais segmentos se destacam?

Em meio ao contexto brasileiro de alta inflação e juros, alguns segmentos tendem a se destacar no período da Black Friday. Um deles é o de bens duráveis.

“A Black Friday é uma oportunidade para consumidores que adiaram compras ao longo do ano adquirirem produtos como smartphones, eletrodomésticos e eletrônicos”, disse Gianluca Di Matina.

Mesmo que os juros altos desincentivem o uso de crédito, consumidores com maior planejamento podem optar por opções à vista.

Além de bens duráveis, itens essenciais e de uso corrente, como produtos de higiene, beleza e alimentos não perecíveis, também se destacam.

Já serviços digitais e assinaturas podem ver um crescimento, considerando que a inflação segue afetando a compra de bens físicos.

“Esse cenário atual pressiona as margens de lucro, pois as empresas, já enfrentando aumento de custos devido à inflação, precisam equilibrar a competitividade das ofertas com a necessidade de manter margens sustentáveis”, pontuou Sidney Lima, da Ouro Preto Investimentos.