O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, opera em queda durante o pregão desta terça-feira (5), enquanto o mercado divide as atenções entre o cenário econômico nacional e as eleições norte-americanas.
Por volta das 13h10 (horário de Brasília) o marcador defendia o patamar retomado na véspera, mas recuava 0,38%, aos 130.019 pontos.
Já o dólar comercial seguia o sentido contrário do índice, ao passo em que avançava
Ibovespa recua com cautela global e foco fiscal
O Ibovespa operava com uma leve queda nesta terça-feira (5), enquanto investidores acompanhavam de perto a eleição presidencial nos EUA e aguardavam possíveis novidades fiscais vindas de Brasília.
As ações do Itaú Unibanco, no entanto, mostravam um avanço de cerca de 2%, impulsionadas pelo desempenho positivo no balanço trimestral e pela expectativa de um dividendo extra.
Segundo análise da Ágora Investimentos, no clima de reta final entre os candidatos Donald Trump e Kamala Harris, os investidores mantêm uma postura cautelosa, evitando grandes movimentos. “O que vemos são oscilações modestas nos principais mercados globais,” apontou a corretora.
Para a Ágora, o cenário de uma disputa apertada entre os candidatos aumenta o risco de contestações no resultado, o que poderia prolongar a apuração dos votos por dias ou até semanas.
Nesse contexto, a corretora destaca que o comportamento dos ativos no Brasil deve ser influenciado pelo mercado externo, “mas um possível anúncio de medidas fiscais por parte do governo poderá ser decisivo para o mercado local.”
Na segunda-feira, uma reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com ministros para discutir a contenção de despesas terminou sem anúncios concretos, e o Ministério da Fazenda indicou que o debate continuaria nesta terça-feira (5).
EUA
Os mercados de Nova York operam em alta nos primeiros minutos do pregão desta terça-feira, com o índice Dow Jones, índice de referência para o mercado americano, revertendo uma leve queda inicial, enquanto os americanos votam para eleger o próximo presidente.
As ações dos setores de tecnologia e consumo discricionário lideram os ganhos, com valorizações de 0,98% e 0,76%, respectivamente. Empresas como Nvidia, Apple, Broadcom, Tesla e Meta registram avanços.
Em contrapartida, a Dow Chemical cai 1,5% após a notícia de sua exclusão do índice Dow Jones anunciada na segunda-feira.
Cotação dos índices dos EUA:
Dow Jones: +0,83%
S&P 500: +0,83%
Nasdaq: +1,08%