O bilionário Elon Musk foi processado nesta terça-feira (5) em uma ação coletiva proposta por eleitores registrados que assinaram sua petição para apoiar a Constituição, em troca de uma chance de participar de um sorteio de US$ 1 milhão por dia. Agora, esses eleitores alegam que o sorteio foi uma fraude.
A denúncia, apresentada pela residente do Arizona Jacqueline McAferty no tribunal federal de Austin, Texas, afirma que Musk e sua organização America PAC induziram falsamente os eleitores a assinarem, alegando que escolheriam os vencedores de maneira aleatória, embora já estivessem predeterminados.
A denúncia também alega que os réus lucraram com o sorteio ao direcionar tráfego e atenção para a plataforma de mídia social X, de Musk, além de coletar informações pessoais, como nome, número de telefone e endereço, que poderiam ser vendidos.
Um advogado de Musk e os advogados de McAferty optaram por não comentar sobre o caso.
Musk: previsão sobre vendas da Tesla (TSLA34) para 2025 enfrenta ceticismo
O CEO da Tesla (TSLA34), Elon Musk, surpreendeu investidores e analistas nesta segunda-feira (28) ao anunciar que a empresa busca aumentará suas vendas de veículos em 30% até 2025, impulsionada pelo lançamento de um modelo mais acessível e pela excitação em torno do software de direção.
A ambiciosa projeção de Musk para 2025, somada à expectativa de melhora nas margens de lucro, gerou o maior salto nas ações da Tesla em Nova York desde 2013, quando a empresa divulgou seu primeiro lucro trimestral.
Apesar das estratégias otimistas, a Tesla enfrenta desafios, como a demanda fraca devido ao envelhecimento de sua linha de modelos e à desaceleração global no crescimento das vendas de veículos elétricos. Além disso, a crescente concorrência em mercados-chave, como China e EUA, também coloca pressão sobre a companhia.
A previsão de crescimento de 20% a 30% de Musk é quase o dobro do que Wall Street esperava, segundo a “Reuters”. Após o anúncio, o Deutsche Bank ajustou sua previsão, estimando um crescimento de 12% para a Tesla em 2025, mesmo considerando um novo modelo de menos de US$ 30 mil e uma versão atualizada do Model Y.