'Promessas feitas serão cumpridas'

Trump diz que fechará fronteiras e promete 'era de ouro da América'

O republicano disse que os americanos deram a ele "um mandato poderoso e sem precedentes"

Foto: RS/Fotos Públicas
Foto: RS/Fotos Públicas

Em discurso realizado na madrugada desta quarta-feira (6), Donald Trump se dirigiu aos seus apoiadores na Flórida como o novo presidente eleito dos EUA, prometendo o início de uma “era de ouro para a América”.

O republicano disse que os americanos deram a ele “um mandato poderoso e sem precedentes” e classificou a vitória como o “maior movimento político de todos os tempos”.

Durante sua fala, Trump prometeu fechar as fronteiras do país e anunciou seu novo slogan: “Promessas feitas serão cumpridas.” Ele se comprometeu a implementar cortes de impostos e reduzir o déficit, defendendo a união entre todos os americanos. 

“Eu não vou descansar até devolver uma América segura e próspera que merecemos. Essa vai ser a era de ouro da América”, disse.

Acompanhado por sua família e pelo senador JD Vance, seu vice, Trump subiu ao palco em um resort em Palm Beach. A confirmação final de sua vitória veio nas primeiras horas da manhã, às 7h35 em Brasília, quando o número de delegados alcançou 277, confirmando sua vantagem.

Em um momento de agradecimento, expressou gratidão ao seu vice, J.D. Vance, e declarou sua admiração por Elon Musk, reforçando o apoio a figuras-chave em seu projeto de governo.

Superando a democrata Kamala Harris tanto no Colégio Eleitoral quanto no voto popular, Trump conseguiu vitórias decisivas em 4 dos 7 estados-pêndulo, áreas onde o resultado é geralmente incerto.

Planos de Trump para imigração ilegal

Donald Trump afirmou que, em seu novo governo, irá corrigir todos os problemas que enxerga nos EUA, com prioridade na segurança nacional e no fortalecimento das fronteiras.

“E, agora, vamos chegar a um novo nível de importância, porque vamos ajudar nosso país a se curar. Nosso país precisa de ajuda urgente”, disse.

Em relação à imigração, Trump declarou que os EUA precisam restringir suas fronteiras. Segundo ele, isso não significa que a entrada de pessoas será totalmente impedida, mas destacou a necessidade de uma entrada regular e legal no país. 

Durante sua campanha, ele ainda prometeu realizar a maior operação de deportação já vista nos EUA e acusou algumas nações da América Central e do Sul de facilitar a entrada de criminosos no território americano.