A Vinci Partners fechou a compra das operações do Outback no Brasil nesta sexta-feira (8). O enterprise value do negócio foi de R$ 2,057 bilhões. As negociações começaram no início deste ano. Na reta final, a Vinci estava concorrendo com a Mubadala Capital e com a Advent.
A Vinci está adquirindo 67% do capital do Outback Brasil, enquanto a Bloomin Brands, controladora do Outback, fica com 33%. O acordo prevê que a Bloomin pode vender o restante da participação para a Vinci em 2028.
O plano da Vinci é dobrar o tamanho do Outback no Brasil, hoje com 200 lojas. A empresa tem a rede de pizzaria Domino’s em sua carteira e também já investiu no Burger King.
Conclusão de um longo processo de venda do Outback Brasil
A decisão de vender o Outback Brasil ocorreu em 2019, momento em que a Bloomin Brands contratou o Bank of America para assessorar a transação. Com a pandemia, o processo foi paralisado, para ser retomado apenas agora.
O motivo é o mau desempenho da companhia nos Estados Unidos. A ideia era usar os recursos da venda para desenvolver os negócios nos EUA.
A receita do Outback Brasil foi de R$ 3 bilhões em 2023, com Ebitda de R$ 300 milhões. A operação corresponde a 15% da receita da Bloomin Brands.
Morre Rodenbeck, empresário que trouxe o McDonald’s e Outback ao Brasil
Faleceu na última sexta-feira (18), em São Paulo, o empresário Peter Rodenbeck, que foi um dos principais responsáveis por introduzir marcas icônicas como McDonald’s, Outback e Starbucks no Brasil.
Americano naturalizado brasileiro, Rodenbeck aos 85 anos enfrentava uma batalha contra o câncer desde 2017. A morte do empresário foi confirmada à EXAME pela Bloomin Brands Brasil, operadora da Outback, em nota
Trajetória de Rodenbeck
Natural de Mount Pleasant, Michigan, Rodenbeck se tornou brasileiro e se formou na Stern School da Universidade de Nova York (NYU) em administração bancária, finanças e contabilidade, além de ter estudado administração de saúde e tecnologia da informação na Harvard Extension School.
Sua jornada no Brasil começou em 1979, com a chegada do McDonald’s ao país, onde trabalhou por quase duas décadas. Em 1996, ele se associou a Salim Maroun e Giancarlo Zanolini para lançar o Outback Steakhouse no Brasil.