A M. Dias Branco (MDIA3) demitiu 850 funcionários em diferentes unidades do país nos últimos meses, afirmou a companhia, que tem 17 mil empregados. Os colaboradores desligados eram de mão de obra própria e terceirizada.
O movimento é uma resposta à piora nos resultados da companhia, que passou por uma queda no lucro líquido de 51,9% no terceiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2023. O total obtido foi de R$ 124,7 milhões, segundo o balanço da M. Dias Branco, divulgado na última sexta-feira (8).
As demissões fazem parte de uma agenda de “ações corretivas em andamento“. Além das medidas que estão sendo tomadas agora, outras podem ser iniciadas nos próximos meses e vão ser “comunicadas oportunamente, visando também a obtenção de ganhos em eficiência e produtividade”, disse a companhia.
Em nota ao “Diário do Nordeste”, a M. Dias Branco afirmou que as demissões fazem parte da dinâmica do mercado. ” A Companhia está sempre buscando formas de melhorar sua eficiência operacional e logística para aproveitar ao máximo sua capacidade produtiva”, afirmou.
M. Dias Branco tem anunciou outras ações corretivas
Com o objetivo de “adequar a estrutura e execução à realidade atual do mercado” a empresa enumerou outras “ações corretivas” além do desligamento de funcionários, são elas:
- Consolidação do time comercial em uma única diretoria nacional, descontinuando a abordagem de defesa (Norte e Nordeste) e ataque (Sul, Sudeste e Centro-Oeste), de modo a ganhar eficiência, agilidade e escala;
- Ajuste da malha logística, de produção e de distribuição, de modo a otimizar a estrutura de custos;
- Consolidação de um time dedicado integralmente à excelência comercial, com foco na definição e mapeamento de rota ao mercado e no controle de indicadores;
- Alocação do time de Gestão de Receita, que inclui o controle de preços, na Vice-presidência de Investimentos e Controladoria, e revisão da política de preços;
- Esforço coordenado para a redução das Despesas Administrativas e com Vendas;
- Criação de um time focado integralmente em Food Service;
- Fortalecimento de exportações, priorizando os mercados focos e as principais categorias, com o objetivo de crescimento consistente.