Meta fiscal

Haddad: redação do pacote fiscal será fechada na próxima segunda

Haddad garantiu que até segunda-feira haverá o horário e data do anúncio definidos para o anuncio do ajuste fiscal

Fernando Haddad, ministro da Fazenda / Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Fernando Haddad, ministro da Fazenda / Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro Fernando Haddad (PT), disse nesta quinta-feira (21) que o Ministério da Fazenda estará pronto para anunciar as medidas de corte de gastos a partir de segunda-feira (25), quando for apresentada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a redação dos textos.

“Se o anúncio vai acontecer na segunda ou terça depende da comunicação do presidente”, afirmou o chefe da Fazenda.

Haddad garantiu que até segunda-feira haverá o horário e data do anúncio definidos. “[O pacote] é suficiente para reforçar o arcabouço fiscal”, frisou, segundo o “O Globo”.

Campos Neto: vejo bastante vontade de Haddad em cortar gastos

O presidente do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto, afirmou nesta segunda-feira (18) que enxerga “bastante vontade” no ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), em seguir com os planos de corte de gastos.

“Acho que o governo está bastante esforçado, vejo bastante vontade do ministro Haddad de fazer (um pacote de corte de gastos)”, disse Campos Neto durante o evento do Insper.

Na avaliação do presidente do BC, a realidade fiscal do Brasil não é um desastre.

“Temos muitos recursos e possibilidades de fazer correções de rotas. Essas correções têm que ser feitas mais através da parte de gastos que da parte de receitas”, disse Campos Neto, segundo a “CNN Brasil”.

Além disso, o executivo também destacou que economistas apontaram que o pacote de revisão de gastos deveria evitar uma combinação de ajustes ligados às receitas e despesas. 

“Estamos em uma situação em que o mercado anseia muito por esse choque positivo. É muito difícil produzir uma situação de juros mais baixos de forma estrutural se não houver uma percepção de fiscal equilibrado”, concluiu Campos Neto.