O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, iniciou o pregão desta terça-feira (26) em alta, com os investidores apostando na divulgação do pacote fiscal nesta terça-feira (26).
Por volta das 10h17 (horário de Brasília) , o índice subia 0,27%, cotado a 129.387,08 pontos. O dólar comercial, por sua vez, estava em queda de 0,04% e cotado a R$ 5,7943.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse na segunda-feira (25) que a reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para apresentar o texto final das medidas de corte de gastos foi “definitiva”.
Segundo Haddad, o texto está “redigido na Casa Civil” e será apresentado ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e ao presidente da Câmara, Arthur Lira. A ministra do Planejamento, Simone Tebet, disse que a equipe está convicta de que “as medidas são suficientes para alcançar a meta fiscal”.
O IPCA-15, considerado a prévia oficial da inflação brasileira, também movimenta o Ibovespa. O índice veio maior que o esperado, gerando preocupação em relação ao controle inflacionário. O dado mostrou uma alta significativa de 0,62%, acelerando por mais uma vez e superando a mediana das projeções de mercado.
Diante desse cenário, a aposta dos participantes do mercado é de que haverá mais uma alta da Selic na próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária). O IEPS (Índice Equus de Precificação da Selic), inteligência artificial da Equus Capital, indica mais de 60% de chances de aumento de 0,75%.
EUA
Nos EUA, os destaques são a promessa de Donald Trump de impôr tarifas de 25% ao Canadá e México com o objetivo de deter o que chamou de uma invasão de “drogas” e “imigrantes ilegais”. O republicano afirmou ainda que vai cobrar um adicional de 10% nas tarifas de produtos chineses.
Ademais, a divulgação da Ata do FOMC (Comitê de Política Monetária) deve trazer pistas sobre o futuro das decisões sobre os juros no país. Na última reunião, o Fed (Federal Reserve) cortou as taxas para a faixa de 4,50% e 4,75% ao ano.
Cotação dos índices futuros dos EUA:
Dow Jones Futuro: -0,12%
S&P 500 Futuro: +0,24%
Nasdaq Futuro: +0,30%