A Black Friday de 2024 ocorre em circunstâncias inéditas para o mercado: o pagamento da primeira parcela (ou parcela única) do 13º salário acontece no mesmo período da data promocional, em 30 de novembro.
A coincidência entre as datas deve aumentar o apelo da campanha, impulsionando as vendas em categorias como eletrônicos e eletroportáteis, que já lideram a preferência dos consumidores.
Conforme divulgado pelo Google Brasil, 70% dos brasileiros que pretendem usar o 13º em consumo vão aproveitar a Black Friday.
A maioria priorizará compras de lazer, viagens, presentes de Natal e itens de desejo, à medida que 40% planejam destinar o valor para quitar dívidas ou investir. Contudo, segundo a “Exame“, 28% ainda não decidiram o quanto gastarão durante as promoções, reforçando o papel estratégico das marcas em atrair essa fatia do público.
Black Friday da experiência: como os canais físico e digital se integram
Considerada uma das datas mais importantes do varejo brasileiro, a Black Friday está chegando e promete aquecer o setor. Em um cenário econômico desafiador, o evento se destaca por atrair clientes em busca de ofertas, especialmente em categorias, como eletrônicos, moda e itens para casa. O consumidor está mais seletivo, priorizando descontos reais e experiências de compra simplificadas e personalizadas. Isso exige que os varejistas se adaptem com preços competitivos em todos os canais e se preparem com estratégias omnichannel bem estruturadas. A consolidação do digital e a integração com o físico são fundamentais para garantir não só o sucesso nas vendas e manter a fidelidade do cliente a longo prazo, mas para proporcionar uma experiência cada vez melhor aos clientes.
Um estudo recente do Google, realizado com cerca de 2 mil consumidores, revela que 62% dos entrevistados planejam aproveitar a Black Friday deste ano, e 70% têm grande probabilidade de realizar compras, demonstrando um cenário positivo para o comércio. Porém, para que esse sucesso nas vendas realmente aconteça, o varejista precisa estar preparado. Em 2023, o faturamento do omnichannel cresceu 95% durante a Black Friday, com 22% dos pedidos online sendo retirados em lojas físicas – um aumento de 29% em relação ao ano anterior, segundo a Linx, empresa do grupo StoneCo e especialista em tecnologia para o varejo.