Pré-mercado

Café com BPM: bolsas mistas à espera de dados do PIB e PCE nos EUA

Enquanto isso, os mercados avaliam o impacto das recentes ameaças do presidente eleito, Donald Trump, de impor tarifas adicionais às importações de México

Foto: Freepik
Foto: Freepik

As bolsas globais apresentam ganhos mistos no pré-mercado desta quarta-feira (27), com os holofotes da agenda internacional voltados para a segunda estimativa do PIB do terceiro trimestre nos EUA.

Além disso, o índice de preços de gastos com consumo (PCE) referente a outubro, que sairá ao meio-dia, também está no radar do mercado. 

Enquanto isso, os mercados avaliam o impacto das recentes ameaças do presidente eleito, Donald Trump, de impor tarifas adicionais às importações de México, Canadá e China. Essa postura protecionista pode gerar pressão inflacionária e sustentar os juros americanos em patamares elevados.

EUA

Os índices futuros de Nova York apresentem movimentos positivos no pré-mercado desta quarta-feira (27), após uma sessão na véspera ecerrar em alta, com os índices Dow Jones e S&P 500 alcançando novos recordes históricos.

O movimento positivo foi impulsionado pela divulgação de uma proposta do governo para ampliar o acesso a medicamentos voltados para perda de peso.

No entanto, o otimismo foi parcialmente ofuscado pelas declarações do presidente eleito, Donald Trump, que anunciou planos de aplicar tarifas de 25% sobre produtos do México e Canadá, além de 10% sobre importações da China.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: +0,28%

S&P 500 Futuro: +0,57%

Nasdaq Futuro: +0,63%

Bolsas asiáticas

Já na Ásia, as bolsas fecharam em baixa nesta mesma terça-feira (26), refletindo as preocupações dos investidores com o impacto das medidas protecionistas anunciadas por Trump, que devem entrar em vigor após sua posse.

A possibilidade de novas barreiras comerciais gerou apreensão, particularmente em economias dependentes de exportações, aumentando a incerteza nos mercados globais.

Shanghai SE (China), – 0,12%

Nikkei (Japão): – 0,87%

Hang Seng Index (Hong Kong): +0,04%

Kospi (Coreia do Sul): -0,55%,

ASX 200 (Austrália): +0,57%

Bolsas europeias

O índice europeu STOXX 600 opera em queda, pressionado pelo desempenho negativo das ações do setor automotivo, que continuam reagindo às tarifas comerciais sugeridas pelo presidente eleito dos EUA, Donald Trump.

Além disso, uma forte desvalorização nos bancos franceses contribui para puxar para baixo o índice de referência da França.

Os investidores também mantêm atenção voltada para os dados de inflação dos Estados Unidos, que serão divulgados no final do dia.

A expectativa é elevada, especialmente após a ata da reunião de novembro do Federal Reserve, que revelou consenso entre as autoridades em adotar cautela nas sinalizações sobre os próximos passos da política monetária, dado o cenário de incertezas econômicas.

FTSE 100 (Reino Unido): +0,22%

DAX (Alemanha): -0,52%

CAC 40 (França): -1,10%

FTSE MIB (Itália): -0,76%

STOXX 600: -0,24%

Ibovespa: relembre a véspera

Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão da última terça-feira (26) com alta de 0,69%, aos 129.922,38 pontos. O dólar comercial subiu 0,04%, a R$ 5,80.

Ainda no aguardo do desfecho sobre o pacote de corte de gastos do governo Lula, o Ibovespa encontrou apoio no radar corporativo, com os bancos tento altas firmes. Mesmo o resultado surpreendente negativo do IPCA-15 não fez muito preço no índice.

Agenda do dia

Indicadores
▪️ 08h00 – Brasil/FGV: Confiança da indústria em novembro
▪️ 10h30 – EUA/Deptº do Comércio: Encomendas de bens duráveis de outubro
▪️ 10h30 – EUA/Deptº do Comércio: Segunda leitura do PIB, do PCE e do Núcleo do PCE do 3TRI
▪️ 10h30 – EUA/Deptº do Trabalho: Pedidos de auxílio-desemprego da semana até 23/11
▪️ 11h45 – EUA/ISM/Chicago: PMI de novembro
▪️ 12h00 – EUA/Deptº do Comércio: PCE e Núcleo do PCE de outubro
▪️ 12h00 – EUA/NAR: Vendas pendentes de imóveis de outubro
▪️ 12h30 – EUA/DoE: Estoques de petróleo da semana até 22/11
▪️ 14h30 – Brasil/MTE: Caged de outubro
▪️ 14h30 – Brasil/BC: Fluxo cambial semanal
▪️ 15h00 – EUA/Baker Hughes: Poços de petróleo em operação

Eventos
▪️ 09h00 – Brasil: Diretor do BC Paulo Picchetti abre o G20 TechSprint, em Brasília
▪️ 09h30 – Brasil: Lula abre o Encontro Nacional da Indústria
▪️ 14h00 – Brasil: Secretário Guilherme Melo abre cerimônia de 32 anos da SPE/Fazenda
▪️ 17h30 – Brasil: Campos Neto e Galípolo encerram o G20 TechSprint
▪️ 22h00 – Coreia do Sul: BC divulga decisão de política monetária