Negócios

BYD anuncia produção do primeiro motor movido a etanol na Bahia

A BYD afirmou que o motor flex de 1,5 litro foi desenvolvido em cooperação entre engenheiros chineses e brasileiros

Foto: BP Money
Foto: BP Money

A fabricante BYD anunciou na manhã desta segunda-feira (2) o lançamento de seu primeiro motor híbrido flex movido a etanol. A produção do equipamento deve ocorrer na fábrica da empresa no município de Camaçari-BA, na região metropolitana de Salvador, e equipar os modelos Song Pro.

Segundo a empresa, a tecnologia usada como plataforma para o motor combina eletricidade e etanol, o que melhora a eficiência do combustível. Além disso, o propulsor flex de 1,5 litro foi desenvolvido em cooperação entre engenheiros chineses e brasileiros.

O veículo começa a produção em agosto de 2025, quando será finalizada a segunda etapa da construção de sua fábrica em Camaçari, na Bahia. Os motores serão fabricados na própria planta, contou o vice-presidente sênior da companhia no Brasil em evento nas obras da fábrica.

A BYD reforçou o desejo de fortalecimento na “amizade” entre o Brasil e a China, contribuindo para o desenvolvimento mundial, preservando o meio ambiente e o futuro da próxima geração. A CEO da empresa, Stella Li, também reiterou o trabalho que tem sido feito na área da fábrica em Camaçari, para transformá-la em um projeto industrial.

“Com esse grande projeto podemos promover essa transição e mudança, e certamente nas relações entre Brasil e China, com esse investimento que a BYD realiza tornaremos essa industria no maior complexo industrial individual em todo o mundo, fora da China, indiscutivelmente”, afirmou Li.

CEO da BYD quer tornar Camaçari-BA o ‘Vale do Silício brasileiro’

A CEO da BYDStella Li, declarou nesta segunda-feira (2), durante uma coletiva na fábrica de Camaçari, na Bahia, que a empresa tem como objetivo transformar a planta de Camaçari no “Vale do Silício brasileiro“. 

Segundo Li, o projeto busca posicionar a região como um centro de inovação tecnológica, com a BYD liderando o setor automobilístico e de energia renovável na América Latina.

A executiva reforçou que a meta é tornar a montadora chinesa a maior e mais inovadora montadora de veículos das Américas. 

“A empresa quer ser a maior e mais inovadora montadora das Américas”, disse ele sobre a fábrica em Camaçari.

A planta de Camaçari, que já fabrica veículos elétricos e baterias, será fundamental para alcançar esse objetivo, destacando-se como um polo de inovação tecnológica no Brasil.

A iniciativa da BYD, que já investiu aproximado de R$ 5,5 bilhões na implantação de fábrica, visa transformar Camaçari em um hub de inovação, impulsionando a economia local e posicionando o Brasil como um líder na produção de veículos elétricos e soluções energéticas no continente.