Livro Bege no radar

Ibovespa fecha com leve queda em meio a receios com fiscal; dólar cai

O dólar comercial caiu 0,13%, a R$ 6,04.

Ibovespa
Foto: Ibovespa/CanvaPro

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão desta quarta-feira (4) com queda de 0,04%, aos 126.087,02 pontos. O movimento ocorre à medida que o pacote de contenção de gastos do governo segue no radar dos mercados e também é influenciado pela contração das ações da Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3) durante o pregão. O dólar comercial caiu 0,13%, a R$ 6,04.

O índice zerou os ganhos iniciais. Nos primeiros momentos do pregão, o Ibovespa se beneficiou das perspectivas para a rápida tramitação do pacote de contenção de gastos do governo no Congresso, o que também auxiliou na contração dos juros futuros.

Contudo, no meio da tarde, os papéis da Petrobras (PETR4) — que têm forte peso sobre o indicador — operaram no vermelho após a notícia de que o governo pretende substituir o presidente do Conselho da companhia. Segundo o economista da Nomos, Alexsandro Nishimura, isso pode “aumentar a ingerência política sobre a estatal”.

Além disso, no cenário nacional, as declarações de Fernando Haddad (PT), ministro da Fazenda, que criticou como o pacote fiscal foi recebido e salientou a expectativa de que o pacote seja votado em até duas semanas. “Falta novidade, o mercado ainda está magoado com o anúncio do pacote da semana passada”, comentou Fernando Bresciani, analista de investimentos do Andbank.

No exterior, índices dos EUA apresentaram leve alta, com o dólar estável ante o real. Os indicadores da Europa seguiram o mesmo ritmo positivo.

O gráfico DXY, índice do dólar nos EUA, operou com queda de 0,02%, por volta das 17h40 (horário de Brasília).

Ainda nos EUA, foi divulgado o Livro Bege, que apontou para níveis de desemprego estáveis ou um crescimento moderado. “A atividade de contratação foi moderada, já que a rotatividade de funcionários permaneceu baixa e poucas empresas relataram ter aumentado seu quadro de funcionários. O nível de demissões também foi considerado baixo”, disse o documento.

A BRF SA (BRFS3) liderou os ganhos do Ibovespa, avançando 5,46%. Logo atrás, Locaweb (LWSA3) e Rumo Log (RAIL3) registraram altas de 4,87% e 3,19%, respectivamente.

Já na ponta negativa, Azzas (AZZA3) liderou as perdas, caindo 4,49%. Em seguida, vieram MRV Engenharia (MRVE3) e Hapvida (HAPV3), com perdas de 3,80% e 3,32%.

Altas e baixas do Ibovespa: Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4) ampliam queda 

No setor petrolífero, as ações da Petrobras (PETR3;PETR4) recuaram 0,96% e 0,63%, respectivamente. Prio (PRIO3) desvalorizou 2,70%.

Entre as mineradoras e siderúrgicas, a Vale (VALE3) caiu 1,95%. Gerdau (GGBR4) registrou baixa de 0,24%. Usiminas (USIM5) desvalorizou 0,16%.

No setor bancário, Itaú (ITUB4) e Banco do Brasil (BBAS3) operaram com alta de 0,62% e 1,21%, respectivamente. Bradesco (BBDC4) e Santander (SANB11) seguiram com valorização de  1,14% e 0,04%, em sequência.

Entre as varejistas, Magazine Luiza (MGLU3) caiu 0,75%. As ações das Lojas Americanas (AMER3) recuaram 1,00%. Casas Bahia (BHIA3) desvalorizou 3,00%.

Índices do exterior fecharam em alta

Os principais índices europeus tiveram desempenhos xxx nesta quarta-feira (4). O índice DAX, de Frankfurt, valorizou 1,10%, enquanto o CAC 40, de Paris, avançou 0,66%. Já o índice pan-europeu Stoxx 600 subiu 0,38%. 

Em Wall Street, os índices S&P 500 e Nasdaq avançaram 0,05% e 0,40%, respectivamente. Já o Dow Jones recuou 0,17%.