A Stellantis vai retomar sua participação na associação automotiva europeia ACEA, após a aprovação de sua volta pelo grupo, neste sábado (7), informou a “Reuters”. A empresa havia deixado a associação no início de 2023. O retorno pode significar uma maior cautela da empresa, com planos de eletrificação.
“Stellantis, a segunda maior montadora da Europa, confirma que pretende se candidatar a membro da ACEA”, afirmou o grupo, em comunicado nesta sexta-feira (6). A associação, criada em 1991, é o mais importante grupo de lobby do setor.
“Dada a crise de competitividade sem precedentes da Europa e a necessidade coletiva de dominar os desafios da transformação verde, é mais importante do que nunca nos mantermos unidos”, disse a ACEA, em comunicado.
A Stellantis havia deixado a associação por decisão do ex-CEO da companhia, Carlos Tavares, que se demitiu nesta semana. Recentemente ele foi contra uma proposta da associação de adiar multas da União Europeia para montadoras que não cumprissem metas de redução de carbono.
Stellantis e Samsung obtêm US$ 7 bi nos EUA para construir fábrica
A administração Biden ampliou seus esforços para consolidar suas políticas climáticas nesta segunda-feira (2), comunicando que emprestaria cerca de US$ 7 bilhões (aproximadamente R$ 42,3 bilhões) para auxiliar na construção de fábricas de baterias em Indiana, destinadas a abastecer veículos fabricados pela Stellantis — proprietária das marcas Jeep, Chrysler, Dodge e Ram.
O financiamento, que foi o segundo empréstimo bilionário relacionado à fabricação de veículos elétricos em uma semana, faz parte das ações do governo para criar suprimentos domésticos de baterias, como apontou a Folha de S. Paulo.
O presidente eleito, Donald Trump, prometeu reverter as políticas da administração Biden voltadas à promoção da fabricação de veículos elétricos. O transporte é atualmente a maior fonte de gases de efeito estufa nos EUA.
Na semana passada, o Departamento de Energia anunciou que emprestaria US$ 6 bilhões (cerca de R$ 36,3 bilhões) para auxiliar a Rivian a construir uma fábrica de carros elétricos na Geórgia. A companhia, relativamente nova e focada exclusivamente em veículos elétricos, planeja produzir utilitários esportivos e hatchbacks na nova unidade.