Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa opera em alta com IPCA no radar; dólar recua

O mercado continua atento às movimentações em Brasília relacionadas às medidas fiscais anunciadas em novembro

Ibovespa opera em alta com IPCA no radar; dólar recua

O Ibovespa, principal índice acionário da Bolsa de Valores brasileira, estende os ganhos durante o pregão desta terça-feira (10), influenciado por indicadores macroeconômicos, como o IPCA de novembro, e pelo acompanhamento das discussões sobre o pacote fiscal do governo

Por volta das 13h20 (horário de Brasília) o marcador apresentava uma alta de 0,55%, aos 127.934 pontos.

Já o dólar comercial seguia sentido contrário do índice, quando recuava 0,35%, cotado a R$ 6,05.

Se por um lado a inflação da economia brasileira veio levemente acima do esperado, por outro o IPCA, que desacelerou 0,39% em novembro, apresentou uma queda frente ao período anterior,  0,56% em outubro. 

Com o ano se aproximando do fim, o resultado do IPCA reafirma o desvio em relação ao teto da meta de inflação, fixado em 3%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos, destacando desafios para a política monetária e fiscal.

Os investidores continuam atentos às movimentações em Brasília relacionadas às medidas fiscais anunciadas em novembro.

Na véspera, um impasse sobre as emendas parlamentares trouxe incertezas quanto à tramitação do pacote no Congresso. O ministro da Fazenda indicou que um encaminhamento realizado pelo presidente Lula busca atender as demandas sobre o tema.

Agentes monitoram estado de saúde do presidente

Também permanece no radar do mercado o estado de saúde do presidente, que passou por uma cirurgia para drenar um hematoma no crânio.

De acordo com a equipe médica, Lula está estável, com a função neurológica preservada, e deve retornar a Brasília no início da próxima semana, caso não haja complicações.

Tiago Cunha, gestor de renda variável da Ace Capital, observa que o cenário econômico permanece inalterado pela condição de saúde do presidente, destacando que “as decisões de governo são coletivas e estruturais, mesmo que o presidente participe ativamente”.

EUA

O índice Nasdaq liderava os ganhos em Wall Street nesta terça-feira (10), impulsionado por valorizações em ações de gigantes da tecnologia, enquanto os investidores aguardavam ansiosamente o relatório de inflação dos EUA que será divulgado esta semana.

O resultado pode trazer novas indicações sobre os próximos passos do Federal Reserve em relação à política de juros.

As ações de empresas de grande capitalização, como a Alphabet, destacaram-se com alta de 5,2%, o que impulsionou o setor de serviços de comunicação, que avançava 2,2%.

Apesar disso, outros índices enfrentavam dificuldades. Nove dos 11 setores principais do S&P 500 registravam perdas, com o segmento de serviços públicos liderando as quedas, recuando 1,2%.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: +0,03%

S&P 500: +0,03%

Nasdaq: +0,15%