O ex-funcionário da OpenAI Suchir Balaji, de 26 anos, foi encontrado morto em seu apartamento em São Francisco, na Califórnia, em 26 de novembro, segundo informação divulgada na última sexta-feira (13) pelo site “TechCrunch”. Balaji era conhecido por denunciar práticas antiéticas no treinamento do ChatGPT.
As investigações das autoridades locais apontam para um caso de suicídio. O corpo foi encontrado após o Departamento de Polícia de São Francisco ter sido acionado para verificar o bem-estar de Balaji, em seu apartamento.
Sobre a OpenAI, o funcionário alegava que a empresa usou dados coletados sem permissão para desenvolver seu modelo de IA. Ele trabalhou na companhia entre novembro de 2020 e agosto de 2024 e fez parte da equipe técnica de treinamento do ChatGPT e chegou a dar entrevista ao “New York Times” criticando a empresa.
“Estamos devastados ao saber dessa notícia incrivelmente triste hoje, e nossos corações estão com os entes queridos de Suchir durante este momento difícil”, afirmou um porta-voz da OpenAI, segundo o “TechCrunch”.
OpenAI realiza esforço para se tornar uma empresa com fins lucrativos
A OpenAI está obtendo progresso em sua tentativa de transformar sua estrutura sem fins lucrativos, avaliada em US$ 157 bilhões, em um negócio com fins lucrativos, por meio de discussão preliminar com reguladores.
A companhia está em negociações com o gabinete do procurador-geral da Califórnia sobre o processo de alteração da sua estrutura corporativa, conforme apontaram fontes familiarizadas com o tema. Informações obtidas pelo “InfoMoney” indicam que o processo, possivelmente, envolve reguladores analisando como a OpenAI avaliar os valores de seu portfólio de propriedade intelectual altamente lucrativa.
O procurador-geral de Delaware também está em contato com uma empresa para discutir a mudança de organização sem fins lucrativos para uma organização com fins lucrativos, conforme relatado pela OpenAI.
Fundada em 2015 como uma organização de pesquisa sem fins lucrativos, com a missão de construir inteligência artificial segura e benéfica para a humanidade, a OpenAI agora considera uma alteração significativa para uma estrutura que permite a geração de lucros.