
Os mercados globais operam em queda nesta terça-feira (17), atentos a indicadores importantes nos EUA.
Entre os destaques estão as vendas no varejo (10h30) e a produção industrial (11h15), que, embora não alterem as expectativas amplamente majoritárias de um novo corte de juros pelo Fed amanhã, podem reforçar a possibilidade de uma pausa na flexibilização monetária em janeiro, caso venham acima do esperado.
No Brasil, a ata do Copom, divulgada às 8h, deve reiterar o tom hawkish do comunicado anterior, mas o mercado busca sinais sobre o nível de consenso em relação ao forward guidance, que prevê mais duas altas de 1 ponto percentual na Selic.
Uma eventual divisão nesse posicionamento poderia intensificar questionamentos sobre a condução do novo Banco Central sob Galípolo.
Enquanto isso, em Brasília, a Câmara tem uma agenda cheia. A partir das 14h, os deputados começam a votar a regulamentação da reforma tributária. Pela manhã, às 10h, o presidente da Câmara, Arthur Lira, convocou reunião de líderes, onde o relator Isnaldo Bulhões deve apresentar seu parecer sobre um dos projetos do pacote fiscal, com votação prevista para amanhã.
EUA
O U.S. Census Bureau divulgará nesta terça-feira os dados de vendas no varejo referentes a novembro. No levantamento anterior, o varejo registrou alta mensal de 0,4% e um aumento anual de 2,85%.
Além disso, serão anunciados os números da produção industrial para o mesmo mês. O mercado projeta uma leve alta de 0,1%, recuperando-se da queda de 0,3% registrada anteriormente.
Cotação dos índices futuros dos EUA:
Dow Jones Futuro: -0,37%
S&P 500 Futuro: -0,31%
Nasdaq Futuro: -0,25%
Bolsas asiáticas
Os mercados da região Ásia-Pacífico encerraram o pregão majoritariamente em baixa, enquanto os investidores aguardam a próxima decisão de política monetária do Federal Reserve.
Na China, Pequim planeja estabelecer uma meta de crescimento econômico de cerca de 5% para o próximo ano, além de ampliar o déficit fiscal para 4% do PIB.
Shanghai SE (China), -0,73%
Nikkei (Japão): -0,24%
Hang Seng Index (Hong Kong): -0,48%
Kospi (Coreia do Sul): -1,29%
ASX 200 (Austrália): +0,78%
Bolsas europeias
Na Europa, os mercados operam em queda, acompanhando as expectativas em torno de decisões de política monetária de grandes bancos centrais nesta semana.
O Banco da Inglaterra se reúne na quinta-feira, com uma baixa probabilidade de um corte adicional na taxa de juros ainda este ano.
FTSE 100 (Reino Unido): -0,71%
DAX (Alemanha): -0,18%
CAC 40 (França): -0,32%
FTSE MIB (Itália): -0,56%
STOXX 600: -0,58%
Ibovespa: relembre a véspera
O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão desta segunda-feira (16) com baixa de 0,84%, aos 123.560,06 pontos. O dólar comercial subiu 0,99%, a R$ 6,09.
A deterioração do cenário fiscal brasileiro segue sendo uma dor de cabeça para o mercado financeiro, consequentemente derrubando o Ibovespa mais uma vez.
Radar corporativo
A Petrobras (PETR4) anunciou nesta segunda-feira (16) que voltará a integrar o Dow Jones Sustainability Index World (DJSI World), da S&P Global’s Corporate Sustainability Assessment, a partir de fevereiro de 2025.
Além disso, as ações do GPA (PCAR3) registraram forte alta no pregão da última segunda-feira (16), após a divulgação de que a gestora de investimentos Reag Trust acumulou uma participação relevante na empresa. A gestora administra fundos ligados ao empresário Nelson Tanure.
Agenda do dia
Indicadores
▪️05h00 – Brasil/Fipe: IPC da 2ª quadrissemana de dezembro
▪️06h00 – Alemanha/Ifo: Índice de sentimento das empresas – dez
▪️07h00 – Zona do euro/Eurostat: Balança comercial – out
▪️07h00 – Alemanha/ZEW: Índice de expect. econômicas – dez
▪️08h00 – Brasil/FGV: IGP-M 2º decêndio de dezembro
▪️08h00 – Brasil/FGV: IPC-S da 2ª quadrissemana de dezembro
▪️10h30 – EUA/Depto Comércio: Vendas no varejo – novembro
▪️11h15 – EUA/Fed: Produção industrial – novembro
▪️12h00 – EUA/Nahb: Índice de confiança das construtoras – dez
▪️Câmara vota hoje a regulamentação da reforma tributária
Eventos
▪️08h00 – Brasil: BC divulga a ata do Copom
▪️11h00 – Brasil/BC: Galípolo e Picchetti terão reunião com S&P
▪️18h00 – Chile: BC divulga decisão de política monetária