Próximo a completar a metade do mandato ao final deste ano, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no momento, tem um índice de aprovação de 35%, ante 34% de reprovação, conforme pesquisa do Datafolha divulgada nesta terça-feira (17).
O levantamento apontou que cerca de 29% dos brasileiros consideram o governo Lula regular até o momento. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa do Datafolha foi realizada presencialmente entre os dias 12 e 13 de dezembro de 2024. Ao total foram ouvidas 2.022 pessoas de 16 anos ou mais em 113 municípios brasileiros, segundo o “InfoMoney”.
Com a nova pesquisa, comparando com o levantamento realizado em outubro, o governo Lula teve uma oscilação negativa dentro da margem de erro.
No resultado anterior, cerca de 36% dos entrevistados consideravam a gestão do presidente petista boa ou ótima, enquanto 32% a avaliavam como ruim ou péssima.
Confira os números do Datafolha sobre o governo Lula:
Ótimo/Bom: 35%
Ruim/Péssimo: 34%
Regular: 29%
Não sabem: 1%
Ninguém no mercado tem mais responsabilidade fiscal do que eu, diz Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo (15) que, embora o pacote de corte de gastos tenha sido elaborado pela sua equipe econômica, a decisão final sobre o texto cabe ao Congresso. Lula afirmou que os temores do mercado, como a valorização do dólar e a queda das ações, são apenas “bobagem”.
Entre os principais pontos do pacote, está a proposta de vincular o reajuste do salário mínimo às regras do arcabouço fiscal, com um limite de crescimento das despesas entre 0,6% e 2,5% ao ano.
Além disso, o governo planeja revisar as condições do abono salarial, com uma transição gradual para beneficiar apenas aqueles que recebem até 1,5 salário mínimo.
“Não é a primeira vez que eu sou presidente”, afirmou, em entrevista ao Fantástico, da rede Globo. “Ninguém neste país, ninguém, do mercado, tem mais responsabilidade fiscal do que eu.”